A partir de hoje (17) acontecem os pagamentos do abono PIS/PASEP de 2025, referente ao que foi trabalhado durante o ano de 2023. Quem perdeu o prazo no ano passado e por isso deixou de fazer o saque, também pode solicitar a liberação do seu benefício.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, 141 mil trabalhadores com direito de receber o PIS/PASEP em 2024 não fizeram o saque. O prazo final foi 27 de dezembro do ano passado, mas esse grupo deixou de receber os R$ 1.412 que teriam direito.
Porém, eles têm até cinco anos da data de pagamento do benefício para solicitar a liberação do valor. Com a abertura de um novo calendário, dessa vez contemplando quem trabalhou em 2023, esses trabalhadores já podem solicitar a liberação do abono esquecido.
Descubra outras vantagens de trabalhar com carteira assinada assistindo ao vídeo a seguir.
Como pedir a liberação do PIS/PASEP que não foi sacado em 2024
Os trabalhadores têm cinco anos para fazer o pedido de liberação do PIS/PASEP esquecido. Mas, o quanto antes isso for feito melhor para o cidadão que recebe o abono.
A solicitação é online por meio de um recurso administrativo, e o valor a ser recebido pode chegar a R$ 1.412 que foi o salário mínimo do ano passado. O benefício está sendo liberado para quem trabalhou em 2022.
Pedido do PIS esquecido na Caixa
- Acesse o site https://www.caixa.gov.br/;
- Vá no menu “Benefícios e Programas” e selecione “PIS”;
- Clique em “Consultar pagamento”;
- Informe o número do NIS (PIS/Pasep), que pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS;
- Informe a senha da internet. Caso não tenha, clique em “Cadastrar senha” e siga as instruções;
- Após acessar o sistema, verifique se há valores disponíveis para saque;
- Entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego pelo Alô Trabalho, no telefone 158, ou em uma a unidade regional mais próxima para concluir a solicitação.
Pedido do PASEP esquecido no Banco do Brasil
- Acesse o site https://www.bb.com.br/;
- Vá em “Acesse sua conta”;
- Escolha a opção “Pasep”;
- Informe o número de inscrição no Pasep, que pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS;
- Informe sua senha de 8 dígitos. Se não tiver, clique em “Cadastrar senha” e siga as instruções;
- Veja se há valores disponíveis para saque;
- Entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego pelo Alô Trabalho, no telefone 158, ou em uma a unidade regional mais próxima para concluir a solicitação.