Notícia DESASTROSA sobre o Bolsa Família abala relação dos titulares com o governo Lula

Desde o início do terceiro mandato de Lula, o programa Bolsa Família registrou uma redução de 1,1 milhão de beneficiários. A comparação considera os dados entre dezembro de 2022 e janeiro de 2025. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

Notícia DESASTROSA sobre o Bolsa Família abala relação dos titulares com o governo Lula. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Em dezembro de 2022, o Bolsa Família atendia 21.601.182 famílias. Já em janeiro de 2025, o número caiu para 20.468.299 beneficiários. O programa registrou queda no número de beneficiários em grande parte do país. 

Um levantamento da CNN aponta que 61% dos municípios tiveram redução na quantidade de famílias atendidas. Dos 5.571 municípios brasileiros, 3.412 apresentaram menos beneficiários em 2025 do que no último mês da gestão de Jair Bolsonaro.

Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias!

Revisão cadastral do Bolsa Família

O Bolsa Família passou por um rigoroso processo de revisão cadastral, resultando na exclusão de milhares de beneficiários. O governo federal adotou um “pente-fino” para eliminar pagamentos indevidos.

De acordo com o MDS, até meados de 2024, foram identificadas 3,7 milhões de fraudes em programas vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico). O Bolsa Família passou por mudanças significativas, impactando o número de beneficiários em diversas cidades. No Rio de Janeiro, a redução foi de 88.305 famílias, representando uma queda de 14%.

Em termos proporcionais, Braço do Trombudo (SC) teve a maior diminuição, com 70% a menos, caindo de 51 para 15 beneficiários. Enquanto 2.123 municípios registraram aumento no Bolsa Família, 36 localidades mantiveram o mesmo número de beneficiários.

O Bolsa Família teve aumento expressivo em algumas cidades do país, com Manaus liderando em números absolutos. A capital do Amazonas registrou um acréscimo de 15.093 novas famílias no programa. Já no Rio Grande do Sul, o município de Áurea teve o maior crescimento proporcional no programa. O total de beneficiários saltou 156%, passando de 39 para 100 famílias.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.