No Brasil, a Carteira de Idoso é um documento essencial para garantir direitos e ampliar a acessibilidade de idosos 60+. Destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos, ela facilita o acesso a benefícios importantes.

Governo Lula emite comunicado informando importante benefício para idosos 60+. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR
Idosos 60+ com dificuldades para comprovar renda também podem solicitar o documento. Entre os principais benefícios estão isenções ou descontos em tarifas de transporte, promovendo inclusão e mobilidade.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias!
Requisitos da carteira para idosos 60+
Idosos 60+ que desejam obter a Carteira de Idoso precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esse registro avalia a renda do solicitante para garantir que ele atende aos critérios exigidos.
A atualização periódica no CadÚnico é essencial para manter os benefícios ativos. O processo de solicitação pode ser feito com auxílio de prefeituras e centros de assistência social.
Quais são os benefícios da carteira para idosos 60+?
Idosos 60+ podem contar com a Carteira de Idoso para garantir transporte interestadual gratuito. As empresas devem reservar duas vagas por veículo, e, se estiverem ocupadas, o passageiro tem direito a 50% de desconto na passagem.
Além do transporte, o documento também facilita a participação em eventos culturais e sociais. Isso contribui para um envelhecimento mais ativo, promovendo inclusão e qualidade de vida.
Como os idosos 60+ podem solicitar a carteira?
Idosos 60+ que desejam obter a Carteira de Idoso devem garantir que seus dados estejam atualizados no CadÚnico. Depois, é preciso apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência no órgão de assistência social da cidade.
A emissão costuma ser ágil, desde que toda a documentação esteja correta. O documento tem validade de dois anos, sendo necessário renová-lo para manter os benefícios.