O programa Desenrola Brasil oferece uma nova oportunidade para agricultores familiares renegociarem suas dívidas a partir de 24 de fevereiro. Com descontos de até 96%, a iniciativa permitirá que os produtores voltem a ter acesso ao crédito rural por meio do Pronaf.

A medida, integrada ao Desenrola Brasil, busca apoiar mais de 1,35 milhão de agricultores com subsídios em atraso há mais de um ano. Em 2025, a expectativa é beneficiar diretamente mais de 250 mil produtores rurais.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a iniciativa permitirá que os produtores renegociem sem causar prejuízos ao Tesouro Nacional. Ele explicou que o Desenrola Brasil beneficiará, principalmente, aqueles inscritos na Dívida Ativa da União. O objetivo é possibilitar que esses agricultores retomem o acesso ao crédito para financiar suas produções.
“Adotamos essa medida, que foi sancionada pelo presidente Lula nesta semana. Nossa meta é incluir mais agricultores no crédito rural. Uma parte dessas pessoas não deve mais para o banco, porém estão em cadastros negativos, os chamados scores negativos. São pessoas que repactuaram suas dívidas, mas o bancos as mantiveram nesta lista negativa. Esse programa resolve isso. Então, para este ano, nós achamos que dá para incluir 250 mil novos beneficiários”, explicou o ministro.,
Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias!
Quais são os prazos do novo Desenrola Brasil?
A partir de 24 de fevereiro, os produtores rurais poderão verificar sua situação financeira e aderir ao Desenvolvimento Brasil para renegociar dívidas. O programa busca facilitar a regularização dos débitos, permitindo o retorno ao crédito rural.
Os agricultores com pendências na Dívida Ativa da União terão até 30 de maio para se inscreverem no Desenrola Brasil. Já aqueles com subsídios garantidos ao Pronaf poderão aderir ao programa até 31 de dezembro.