Uma nova proposta está sendo estudada pela Câmara dos Deputados com o objetivo de oferecer um desconto no IPVA para os proprietários de veículos danificados em acidentes. A medida busca beneficiar aqueles cujos veículos ainda são capazes de circular, apesar dos danos.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O autor da proposta, deputado Coronel Meira (PL-PE), defende que essa mudança visa corrigir uma desigualdade financeira. Veículos danificados perdem valor de mercado e enfrentam dificuldades com o seguro, o que gera um impacto negativo nos proprietários.
O deputado que muitos veículos danificados seguem circulando, o que evidencia a necessidade de um desconto no IPVA para apoiar financeiramente os proprietários. Segundo ele, a medida aliviaria o impacto econômico sobre esses motoristas.
O parlamentar também aponta que algumas cidades já adotam práticas semelhantes, como a “taxa de buracos” para reparos nas vias. O desconto no IPVA seria uma extensão dessa lógica, oferecendo uma solução para os motoristas enfrentando dificuldades econômicas.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias!
Como o desconto no IPVA seria aplicado?
A proposta em análise sugere que o desconto no IPVA para veículos sinistrados seja determinado pelos estados, levando em conta a gravidade dos danos. Dessa forma, o valor do desconto seria ajustado de acordo com o estado do veículo.
Uma das sugestões é utilizar a Tabela Fipe, que avalia veículos, para incluir o estado de sinistro na determinação do valor. Isso garantiria um ajuste mais justo do imposto, refletindo a depreciação do veículo devido aos danos sofridos.
A proposta que prevê o desconto no IPVA está atualmente em fase de análise e discussão na Câmara dos Deputados. Se aprovado, os estados terão a responsabilidade de definir os critérios para a concessão do benefício.
O debate também envolve como a Tabela Fipe pode ser ajustada para refletir o estado dos veículos sinistrados. A ideia é garantir que o desconto no IPVA seja justo e proporcional aos danos causados aos automóveis.