Nem ar-condicionado, nem ventilador: essa é a nova maneira para resfriar a casa e economizar na conta de energia

Em alguns locais do país, a previsão é de uma temperatura de 44°C e uma sensação térmica que pode chegar até 70°C. Por isso, o ar-condicionado acabou se tornando essencial para os brasileiros. Porém, existe uma nova maneira para resfriar a casa e economizar na conta de energia sem precisar do ar-condicionado e do ventilador. 

Nem ar-condicionado, nem ventilador: essa é a nova maneira para resfriar a casa e economizar na conta de energia
Imagem: Freepik

 

Segundo o Investidor, o avanço na tecnologia está movimentando o mercado de climatização. Agora, o nome da vez é o teto radiante, uma inovação que promete substituir o ventilador, o ar-condicionado e os sistemas convencionais. 

O teto radiante promete a oferta de eficiência energética, conforto, design integrado ao ambiente e economia nas contas de energia. 

Veja como funciona a opção substituta ao ar-condicionado e ventilador

  • O teto radiante é composto por placas instaladas no teto, com tubos que fazem o transporte da água resfriada ou aquecida, conforme a necessidade do ambiente;

  • Através da radiação térmica, o sistema distribui calor ou frio de maneira uniforme no ambiente, sem depender de correntes de ar ou aparelhos móveis;

  • O processo elimina ruídos e oferece uma climatização mais natural e confortável para o usuário.

Veja os benefícios do teto radiante:

  • Economia de energia: por não movimentar o ar, o consumo elétrico é baixo, tornando-o uma opção econômica;

  • Baixa manutenção: a ausência de componentes como ventiladores ou serpentinas reduz os custos com manutenção, já que o sistema é simples e durável;

  • Estética: o teto radiante é discreto e não ocupa espaço com aparelhos convencionais, contribuindo para um ambiente mais limpo e organizado.

  • Funcionamento silencioso: ideal para ambientes que exigem silêncio, como bibliotecas, escritórios e salas de reunião.

O investimento inicial pode variar entre R$ 200 e R$ 500 por metro quadrado. Apesar do custo inicial mais alto é uma opção mais  atraente em projetos residenciais e comerciais devido ao seu potencial de economia de energia.

Além disso, serve como uma alternativa para economizar com o aumento da conta de luz.

Porém, se você ainda prefere o ar-condicionado mais tradicional, é bom ficar de olho em dicas para não sofrer tanto na hora de pagar a conta de energia. A especialista Yasmin Souza reuniu uma lista de dicas, confira.