Anunciada recentemente pelo Governo Federal, a medida que prevê a criação de uma nova linha de crédito consignado para os trabalhadores CLT foi confirmada nesta semana pelo Presidente Lula.

A novidade deverá proporcionar um aumento significativo na oferta desse tipo de crédito no Brasil. Para tal, uma nova plataforma será criada para facilitar a liberação do novo tipo de consignado.
“Nós vamos fazer agora o crédito consignado para os trabalhadores da iniciativa privada. Vai ser a maior política de crédito deste país”, afirmou o presidente Lula ao portal Metrópoles.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o melhor uso de empréstimos. Confira:
Entenda como funcionará o novo consignado para o trabalhador CLT:
- Atualmente, a oferta de crédito está disponível de forma restrita;
- Isso porque, para conseguir a liberação de recursos, é preciso que a empresa onde o cidadão exerce sua atividade tenha convênio com alguma instituição financeira;
- No entanto, o Governo Federal pretende ampliar essa oferta de recursos;
- Para tal, uma nova plataforma será criada;
- Ela deverá reunir os dados dos trabalhadores brasileiros CLT e as informações dos contratos de trabalho existentes;
- Para garantir a liberação de recursos, um fundo de recursos será liberado para as empresas que disponibilizem o crédito para os trabalhadores;
- A perspectiva é de que a oferta seja realizada com juros menores dos que são oferecidos atualmente no mercado;
- Além do fundo, isso será possível por conta do formato de pagamento do consignado;
- Atualmente, o modelo permite o desconto dos valores diretamente na folha de pagamento, o que garante a quitação dos valores.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a ampliação deverá beneficiar especialmente os cidadãos que atualmente encontram dificuldades para obter empréstimo com melhores condições.
Com a nova plataforma, esse acesso deverá ser facilitado, trazendo benefícios especialmente para os cidadãos com baixa renda que costumam encontrar maior dificuldade com o pagamento dos juros.