Com o objetivo de incentivar a compra da casa própria, o presidente Lula anunciou nesta semana que o seu governo deverá realizar a liberação de mais de 2 milhões de unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/minha-casa-minha-vida-fdr-1.jpg)
A perspectiva é de que os novos contratos sejam liberados até o ano de 2026. O anúncio foi realizado pelo presidente durante uma das entregas do programa. De acordo com Lula, a meta é de que o Minha Casa Minha Vida tenha sua liberação ampliada em 25%.
“A meta era fazer 2 milhões (de contratações), mas vamos atingir 2 milhões e meio até 31 de dezembro de 2026. Estamos entregando casas de 50 metros quadrados. Construindo casas também para a classe média, porque queremos resolver o déficit habitacional. Estamos recuperando 87 mil casas que foram abandonadas”, afirmou o presidente para a Agência Gov.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz importantes informações sobre o programa do Minha Casa Minha Vida. Confira:
Saiba como funciona o Minha Casa Minha Vida e aprenda a financiar o seu imóvel:
- Atualmente o programa disponibiliza diferentes tipos de imóveis para os brasileiros;
- Isso porque as liberações acontecem levando em consideração as faixas de renda dos cidadãos;
- Dessa forma, a recomendação é de que o cidadão observe em qual faixa se enquadra antes de buscar o financiamento;
- Ela será a responsável por definir quais imóveis estarão disponíveis para o cidadão.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a recomendação é de que o cidadão busque uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o financiamento imobiliário.
Isso porque o banco é o que mais disponibiliza contratos por meio do Minha Casa Minha Vida. No banco o cidadão poderá conferir tanto os imóveis disponíveis quanto as condições de pagamento.
Além disso, para os cidadãos com menor renda alguns subsídios costumam estar disponíveis, possibilitando uma redução no valor a ser pago no imóvel.