Muitos idosos aproveitam a chegada da terceira idade para descansar. Porém, alguns também aproveitam para realizar sonhos que foram esquecidos, como viajar e ter o próprio carro. Agora, eles podem se considerar sortudos: alguns idosos com mais de 60 anos possuem um super desconto na compra de um veículo. Veja como funciona!
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/rua-carro.jpg)
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
No entanto, é preciso entender que a idade do idoso, por si só, não garante descontos na compra de um veículo. Apesar disso, existem algumas situações, segundo o Investidor, em que pessoas acima de 60 anos podem pagar menos.
Principalmente quando possuem alguma deficiência ou doença grave que afete a sua mobilidade. Isso porque a legislação brasileira prevê que pessoas com deficiência (PCD) tenham direito à isenção de impostos na compra de veículos novos.
Entenda os descontos na compra de veículos por idosos com mais de 60 anos
Como citado acima, a lei brasileira garante a isenção de impostos na compra de veículos novos para PCDs. Esses são alguns dos benefícios previstos na Legislação:
-
Isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
-
Isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
-
Isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em alguns estados
Confira também algumas vantagens adicionais
-
Redução do custo anual de manutenção com a isenção do IPVA
-
Descontos na compra de veículos novos
Quais são os critérios para os descontos na compra de veículos por idosos com mais de 60 anos?
É necessário comprovar doença grave que comprometa a mobilidade. Esses são alguns dos exemplos de condições que garantem o direito:
-
Artrose
-
Derrame
-
Bursite
-
Tendinite
-
Câncer
-
Hepatite C
-
Parkinson
-
Problemas graves de coluna
-
Artrite reumatoide
-
Hérnia de disco
Para garantir o desconto, a compra deve ser feita em concessionária. Lila Cunha comenta sobre a lei, confira.
Idosos podem GANHAR desconto de até 65% na conta de luz
Além do desconto na compra de um veículo, a especialista do FDR, Yasmin Souza, explicou que os idosos podem pagar menos na conta de energia através da tarifa social.
O programa foi criado para apoiar famílias de baixa renda, garantindo acesso à eletricidade com um custo mais acessível e evitando cortes no fornecimento devido a dificuldades de pagamento, além de fazer idosos ganharem desconto de até 65% na conta de luz.