Chegou o PIX por aproximação; pagamento rápido, sem toque e sem complicação!

A sua forma de pagar as compras mudou, chegou o PIX por aproximação. O pagamento é rápido, leva menos tempo ainda que no pix tradicional, e o melhor, você não paga taxa adicional. Conheça essa novidade agora mesmo.

Chegou o PIX por aproximação; pagamento rápido, sem toque e sem complicação!
 Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Você encosta o seu celular na maquininha e pronto, o pagamento está feito, esse é o PIX por aproximação. A novidade do Banco Central acaba de ser implementada, revolucionando a forma como você paga suas compras.

O recurso vai estar disponível a partir do próximo dia 28 de fevereiro para os usuários de celulares de todas as marcas. Para facilitar ainda mais o pagamento a biometria poderá ser usada. Essa medida também garante maior segurança aos consumidores e comerciantes.

No vídeo abaixo, também disponível no canal do FDR no YouTube, o colunista Ariel França traz mais informações sobre pagamento por aproximação:

Pix por aproximação

O funcionamento deve ser bem parecido ao pagamento por aproximação com cartão de crédito. O consumidor encosta o celular na maquineta e assim efetua o pagamento da compra.

Para isso, ele deve vincular a sua conta a uma carteira digital, que pode ser própria do banco em que possui conta.

Esse método também poderá ser usado para o pagamento virtual, esse caso a finalização acontece através de QR Code ou Pix copia e cola. Tudo feito diretamente no site da empresa em que você está comprando.

“É possível fazer um Pix aproximando o seu celular da maquininha, através do aplicativo do seu banco ou utilizando uma carteira digital. O Pix por aproximação é mais uma forma de fazer um Pix, que traz ainda mais conveniência”, explica o Banco Central.

Pix por aproximação no Google

A partir deste mês de fevereiro todos os usuários da carteira digital do Google no celular poderão usar o Pix por aproximação na hora do pagamento.

A transação é mais rápida graças ao uso do recurso de NFC (Near Field Communication) dos celulares Android. Atualmente já é possível vincular contas do C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o pagamento no banco Itaú.

Com essa novidade o pagamento fica mais simples, independente do banco que opera a sua conta.

“O Pix é a transação mais popular entre os brasileiros. Ao adicionarmos a opção de pagar com o Pix por aproximação à Carteira do Google, traremos mais conveniência e facilidade para os pagamentos em lojas físicas, impulsionando ainda mais o crescimento desse tipo de transação no País”, afirma Natacha Litvinov, Head de Parcerias de Pagamentos para a América Latina no Google.

Chegou o PIX por aproximação; pagamento rápido, sem toque e sem complicação!
 Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Como usar o PIX por aproximação?

O pagamento é simples, mas antes de fazê-lo é necessário vincular uma conta bancária à carteira digital. Esse procedimento deve ser feito uma única vez e garante que as transações sejam mais rápidas e tranquilas.

Na hora de pagar é só seguir o passo a passo abaixo:

  • Informar à loja que você vai pagar com Pix;
  • Aproximar o celular com a conta vinculada na carteira do Google Pay da máquina;
  • Confirmar os dados da transação;
  • Escolher a conta que deseja usar para o pagamento;
  • Autorizar a transação com biometria ou senha;
  • Pronto, o pagamento está feito.

Lembrando que é necessário ter saldo na conta para que o pagamento seja feito.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile