Ainda não conquistou a sua vaga em um curso de nível superior? Com sua nota do Enem você pode estudar em universidades no exterior. Ao todo, quase 30 instituições recebem os estudantes brasileiros nesse sistema. Tem universidade renomada na lista, confira agora.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2022/11/enem-exame-nacional-do-ensino-medio-fdr-educacao-faculdade-universidade-fies-prouni-sisu.jpg)
Imagem: FDR
Ainda dá para usar a nota do Enem para conquistar uma vaga em um curso de graduação, e até mesmo estudar em universidades no exterior. Diversas instituições possuem acordos com o Ministério da educação que facilitam o acesso às vagas.
Mas, atenção, as despesas são responsabilidade do próprio estudante e de sua família. Por outro lado, em alguns casos é possível solicitar auxílios para a continuidade dos estudos.
No vídeo abaixo, também disponível no canal do FDR no YouTube, você confere as primeiras informações sobre o novo auxílio para estudantes universitários:
Universidades do exterior que recebem a nota do Enem
O chamado Enem Portugal permite que estudantes brasileiros conquistem vagas em universidades, institutos politécnicos e escolas superiores de diversas regiões de Portugal.
Cada instituição pode definir suas regras próprias para a seleção dos estudantes brasileiros através do Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, a nota do Enem pode ser apenas uma das etapas ou a única.
“As instituições portuguesas que procuram o Inep para celebrar acordos interinstitucionais são, em geral, pessoas coletivas de direito público que congregam unidades orgânicas de ensino superior universitário e ensino superior politécnico. As instituições públicas de Portugal concentram a maior parte dos alunos do ensino superior no país, com cerca de 80% do total de matrículas, e todos os estudantes pagam taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino, mesmo nas instituições públicas”, explica o INEP.
Sendo assim, os estudantes brasileiros terão custos com os estudos que não serão cobertos pelo governo brasileiro.
E mais, antes de se candidatar a uma dessas instituições portuguesas o estudante precisa buscar mis informações sobre o curso e até sobre a atuação no Brasil após formado. Isso porque, a validação do diploma é sujeita a legislação brasileira.
Universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem
A lista de instituições foi atualizadaem janeiro deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), confira:
- Instituto Português de Administração de Marketing – Ipam
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC
- Instituto Português de Administração e Marketing-Porto – Ipam-Porto
- Universidade Nova de Lisboa
- Instituto Politécnico de Beja – IPBeja
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico do Porto – IPP
- Instituto Politécnico de Coimbra – IPC
- Universidade da Beira Interior – UBI
- Universidade do Minho – Uminho
- Instituto Politécnico de Santarém
- Instituto Politécnico de Castelo Branco – IPCB
- Instituto Politécnico de Bragança – IPB
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico de Viseu
- Universidade Católica Portuguesa – UCP
- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA
- Escola Superior Artística do Porto – ESAP
- Universidade de Aveiro – UAVEIRO
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – ESSEnfC
- Universitário da Maia – ISMAI
- Instituto Politécnico da Maia e Universidade da Maia
- Universidade Europeia
- Escola Superior de Saúde do Alcoitão
- Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha – Portuguesa
Lembrando que as regras devem ser conferidas diretamente nas redes oficiais da universidade escolhida pelo estudante e que a aprovação não garante ajuda de custo do governo.
Para quem pretende estudar no Brasil o Ministério da Educação oferece o Pé-de-Meia Licenciaturas, que também usa a nota do Enem, informa a especialista do FDR, Lila Cunha.