Obrigatório para os motoristas brasileiros, o IPVA deve ser pago anualmente. Neste ano, as cobranças já começaram a ser realizadas. Por isso é essencial que os contribuintes permaneçam atentos aos prazos de pagamento que já começaram a vencer.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/cnh-fdr-8.jpg)
Em alguns estados a cobrança já chega a segunda parcela. Por isso, os contribuintes devem checar as datas dos talões de pagamento do IPVA para saber a data exata para o pagamento limite.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre um importante alerta para os motoristas. Confira:
No estado de São Paulo, a segunda parcela já começou a vencer. No estado, o calendário de pagamentos é definido com base na placa do veículo que está sendo cobrado. Por isso, o cidadão deve ficar atento já que os prazos são diferentes a depender da placa.
Saiba como realizar o pagamento do IPVA e evitar débitos:
- A quitação do IPVA deve ser realizada usando o carnê de cobrança;
- É possível fazer o pagamento por meio do Internet Banking, usando o código de barras;
- No estado, a quitação também pode ser realizada por meio do código PIX;
- No meio de pagamento instantâneo é preciso que o pagamento seja realizado para a chave PIX do CNPJ 46.377.222/0003-90;
- O pagamento deverá estar em nome da “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, na conta do Banco do Brasil;
- Além dessas opções, o motorista que desejar também poderá usar o cartão de crédito para o pagamento do imposto;
- Nesse caso será preciso se dirigir até uma casa lotérica para viabilizar a transação financeira.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o motorista que optou pelo parcelamento do imposto deve ficar atento aos prazos de pagamento. Isso porque um atraso na data poderá gerar a cobrança de juros e taxas.
Dessa forma, ao realizar o planejamento financeiro adequado, o cidadão irá se livrar de um gasto extra não previsto no orçamento familiar.