Atenção, proteja seu CPF com a nova ferramenta da Receita Federal que traz mais segurança para os brasileiros. O uso é gratuito e pode impedir que o seu nome seja usado em fraudes e golpes. Veja como se proteger também.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/cpf-cartao.jpg)
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
A Receita Federal acaba de lançar uma nova ferramenta que amplia a proteção digital dos brasileiros. Com ela é possível proteger seu CPF contra o uso irregular em empresas. A funcionalidade é gratuita e já está disponível para usuários de todo o país.
O CPF é um dos documentos mais importantes dos cidadãos, sendo usado atualmente na Carteira de Identidade Nacional (CIN), como forma de identificação dele
No vídeo abaixo você confere mais informações sobre a Carteira de Identidade Nacional:
Proteja seu CPF
- Essa nova funcionalidade, lançada pela Receita Federal, impede que o seu CPF seja incluído no quadro societário de empresas e demais sociedades.
- Com ela todos os órgãos registrados são abrangidos, isso inclui Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e AO, informa a Receita Federal.
- Ao ativar a ferramenta o CPF não pode ser inserido em nenhum tipo jurídico, o que inclui o Microempreendedor Individual e Inova Simples.
- O cidadão poderá reverter a ativação do recurso de forma simples, em poucos minutos.
- Assim você tem a segurança de que não está será penalizado pelo uso indevido dos seus dados.
- Como proteger o CPF?
- O cidadão deve acessar o Portal Nacional da Redesim;
- Clicar na opção “Proteger meu CPF” e fazer o login com sua conta GOV.BR.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre as vantagens de informar o CPF no pagamento de compras.