NOVO Desenrola promete ajudar 1,35 milhão de famílias a quitar dívidas; veja se você faz parte

Um anúncio realizado nesta semana pelo Governo Federal trouxe alegria para milhões de famílias brasileiras que poderão participar de uma nova etapa do programa Desenrola Brasil. 

NOVO Desenrola promete ajudar 1,35 milhão de famílias a quitar dívidas; veja se você faz parte. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A iniciativa que visa a liberação de condições facilitadas do pagamento de dívidas agora passará a contemplar agricultores familiares. A modalidade rural do Desenrola Brasil deverá estar disponível ainda neste mês.

A nova versão do programa ficará disponível para os seguintes grupos: agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre como se livrar das dívidas. Confira:

Entenda como funcionará o novo Desenrola Brasil:

  • De acordo com a Agência Brasil, a opção de negociação será ofertada para agricultores familiares endividados;
  • As instituições que oferecem crédito para esse público terão até o dia 22 deste mês para atualizar os sistemas para a liberação da renegociação; 
  • Poderão ser negociados os seguintes tipos de débito:
  • Dívidas de crédito rural;
  • Débitos inscritos na Dívida Ativa da União; 
  • Débitos com créditos de instalação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária;
  • No total, a expectativa é de que sejam atendidos até 1,35 milhão de pessoas com débitos em atraso há mais de um ano.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, ao realizar a negociação o agricultor poderá se livrar de eventuais restrições nos serviços de crédito. De acordo com o anúncio oficial da nota etapa da iniciativa, a adesão ao Desenrola poderá ser realizada de diferentes formas.

Quem estiver inscrito na Dívida Ativa da União poderá acessar, a partir de 24 de fevereiro, a página Regularize que irá detalhar as dívidas existentes. Para tal, será preciso informar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), consultar a dívida e escolher uma opção de pagamento.

Já o cidadão que tem dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ou bancárias deverá buscar a instituição financeira a partir do dia 24.

Caso a dívida esteja relacionada à Reforma Agrária, o agricultor deverá ir até o Incra para realizar a negociação e pagamento com descontos.