Pouca gente sabe, mas informar o número do CPF nas compras libera bônus em dinheiro

Mesmo existindo há anos, ainda tem gente que fica com medo de informar o número do seu CPF durante as compras. Porém, esse ato simples reverte bonificação em dinheiro, participação em sorteios e até descontos em impostos estaduais. 

cpf na nota
Pouca gente sabe, mas informar o número do CPF nas compras libera bônus em dinheiro
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

As Secretarias de Fazenda dos estados possuem um programa de recompensas para quem informar o CPF na nota fiscal. Essa iniciativa é usada pelo governo do estado como estratégia para conseguir fiscalizar os comércios e empresas locais. 

As notas comprovam que os impostos devidos estão sendo pagos, porque a tributação acontece justamente por meio dessas emissões. Logo, há o incentivo para que o cidadão solicite a nota fiscal. Saiba mais sobre o assunto no vídeo a seguir. 

 

Por que vale a pena informar o CPF na nota fiscal?

Só consegue benefícios ao informar o número do seu CPF nas compras quem fizer a sua inscrição no programa de recompensas do seu estado, ou do município.

Feito o seu cadastro o passo seguinte é informar seu número de documento toda vez que fizer uma compra no estado. E então ir acompanhando para verificar se as compras feitas em seu nome estão caindo no sistema.

Os créditos são somados com base no valor da sua compra e do imposto que foi aplicado sobre aquela mercadoria ou serviço. O estado devolve uma parte do que foi pago em imposto usando benefícios como:

  • Retorno em dinheiro de até 30% do valor pago em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de cada nota;
  • Recebimento do valor em dinheiro, com transferência direta para conta;
  • Possibilidade de converter os créditos em recarga para o celular;
  • Possibilidade de abater os créditos no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores);
  • Participação nos sorteios com prêmios em dinheiro, podendo chegar a R$ 1 milhão.

No caso dos sorteios a cada vez que se soma um valor X em compras, de acordo com as regras do programa naquela região, um bilhete é gerado e o consumidor passa a concorrer.

Como fazer inscrição no programa CPF na nota fiscal do seu estado

Para se inscrever no programa de nota fiscal e assim garantir os benefícios, basta verificar se o seu estado tem esse tipo de ação. Em seguida o consumidor deve:

  • Acessar o site da Secretaria da Fazenda e procurar por “Programa de Nota Fiscal”;
  • Ao entrar na nova página deve selecionar “Inscrição”;
  • Preencher os dados pessoais e bancários;
  • Confirmar.

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile