O presidente Lula caba de assinar um decreto de criação do novo Desenrola. O programa vai possibilitar a renegociação de dívidas com até 90% de desconto. Conheça melhor essa novidade e veja quando você pode aproveitá-la.

descubra quem pode renegociar
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Depois do sucesso do Desenrola Brasil, o governo federal preparou um novo Desenrola. Agora o programa será voltado aos agricultores, que terão até 90% de desconto em suas dívidas. Com o decreto sendo assinado pelo presidente Lula as renegociações começam neste mês.
“O Desenrola Rural vai permitir que essas famílias que não podem mais tomar o crédito agrícola possam tomá-lo, tendo em vista que eles repactuarão as dívidas. Uma parte já repactuou, mas tem score negativo, continuando sem acesso aos financiamentos, e isso também será solucionado”, explicou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
No vídeo abaixo, também disponível no canal do FDR no YouTube, você confere mais informações sobre a renegociação de dívidas:
Novo Desenrola
O Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, o Desenrola Rural, está saindo do papel. Após a assinatura do Decreto Nº 12.381, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as renegociações poderão começar.
Diferente do Desenrola Brasil, essa iniciativa não atende a toda a população, apenas:
- Agricultores familiares,
- Assentados da reforma agrária,
- Pescadores artesanais,
- Quilombolas
- Demais povos e comunidades tradicionais
Com o Desenrola Rural essa parcela da população pode liquidar e renegociar as dívidas com até 90% de desconto. Assim, eles poderão voltar a investir em crédito rural e na produção de alimentos no Brasil.
Desenrola Rural
Através do programa as instituições financeiras poderão estabelecer condições que facilitem o pagamento da dívida. O Desenrola Rural prevê descontos escalonados até o limite de 90%, conforme o tipo de operação.
Segundo as regras do programa anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, após a renegociação as restrições financeiras aplicadas ao nome do cidadão serão retiradas.
O programa estará disponível a partir do dia 24 de fevereiro de 2025. A expectativa é de que o Desenrola Rural beneficie 1,35 milhão de agricultores que possuem dívidas em atraso há mais de um ano.
As adversidades enfrentadas pela agricultura nos últimos anos, especialmente durante a pandemia de Covid-19, aliado aos eventos climáticos são apontados pelo ministério como os principais fatores de endividamento.

descubra quem pode renegociar
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Objetivos do programa:
- Possiblitar que as dívidas sejam liquidadas, assim como a renegociação dos débitos de agricultores familiares em situação de inadimplência;
- Facilitar que agricultores voltem a ter o nome limpo, sendo possível acessarem linhas de crédito;
- Ampliar o acesso às linhas de financiamento no âmbito do Pronaf;
- Promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento das atividades de agricultura familiar;
- Possibilitar que a União recupere recursos inscritos na Dívida Ativa (DAU) e de recursos lançados a prejuízo dos Fundos Constitucionais de Financiamento e das instituições financeiras.
Como vai funcionar o Desenrola Rural?
Para débitos inscritos na Dívidas Ativa da União: acesse o site do Regularize, informe o CPF e selecione “Consultar Dívida” para selecionar a forma de pagamento.
Para dívida do Pronaf ou em outras instituições: procurar a instituição responsável pelo débito.
Dívida de instalação: procurar o Incra para acessar os descontos.
O programa possibilita a renegociação de dívidas com inadimplência superior a 1 ano.