Os usuários do Pix sofreram na manhã desta quinta-feira (13/02) com a modalidade de pagamentos e transferência fora do ar. Os clientes de diversos bancos enfrentaram dificuldades para realizar transações, mas o serviço já foi normalizado. Porém, veja como se preparar para enfrentar o problema em novos casos de instabilidade.
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Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
O Banco Central informou que identificou um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix durante o período da manhã, de acordo com o G1. E isso acabou causando a instabilidade na oferta do serviço, que é utilizado por 76% da população brasileira.
No Downdetector, uma plataforma que monitora queixas sobre sites e aplicativos, 90% dos registros dos usuários do Banco do Brasil são relacionados ao PIX. No Itaú, o índice é de 84%. Já no Bradesco, de 36%, incluindo o meio de pagamentos para pessoas físicas e jurídicas.
O que fazer quando o PIX estiver fora do ar?
- Espere e tente novamente mais tarde: evite realizar várias tentativas de transações seguidas para não gerar erros ou cobranças duplicadas.
- Acompanhe as atualizações: Fique atento às redes sociais e aos aplicativos dos bancos, que costumam informar a situação em tempo real.
- Use outros meios de pagamento: Se for urgente, considere alternativas como TED, DOC, ou pagar via cartões.
- Verifique com seu banco: Se continuar enfrentando problemas, entre em contato com o suporte para obter mais informações.
O que fazer para não se prejudicar com a instabilidade dos aplicativos bancários?
Confira dicas para saber o que fazer quando o aplicativo do seu banco está fora do ar:
- Fique calmo e não entre em pânico. Reinicie o app e verifique sua conexão com a internet;
- Verifique se o problema é geral. Confira as redes sociais oficiais, notícias ou o site do banco para saber se é um problema generalizado;
- Utilize outros canais: use caixas eletrônicos, internet banking ou agências físicas enquanto o app está fora do ar;
- Caso você tenha uma conta com vencimento para o dia da falha no aplicativo, entre em contato com o banco e pergunte se há alternativas para pagar ou prorrogar o vencimento;
- Documente as transações e guarde comprovantes e extratos, em caso onde será necessário comprovar a duplicidade;
- Notifique o banco assim que o app voltar. Relate a transação para o banco, que deverá corrigir o erro e reembolsar o valor.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre a nova modalidade de pagamento do Pix, confira.