Boa notícia para quem usa remédio e não tem na farmácia popular; redução no bolso pode ser de 50%

Uma boa notícia para os consumidores brasileiros: a redução no preço de alguns medicamentos podem chegar até a 50%. A previsão foi revelada por um novo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que mediu os impactos dos genéricos no preço dos medicamentos. 

Boa notícia para quem usa remédio e não tem na farmácia popular; redução no bolso pode ser de 50%
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Os genéricos são aqueles remédios produzidos após a quebra da patente do medicamento de referência. Segundo a Agência Brasil, isso ocorre 20 anos após o lançamento. 

Esses medicamentos genéricos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação farmacológica do remédio de referência. 

O colaboroador Ariel França comenta sobre a possibilidade de idosos retirarem medicamentos gratuitos no SUS (Sistema Único de Saúde), veja abaixo:

Entenda a possível redução nos valores dos remédios em 50%

Medicamentos ficarão isentos de impostos com aprovação da Reforma Tributária?

Segundo a especialista Lila Cunha, a Reforma Tributária pretende diminuir o valor dos medicamentos. Para isso, pelo menos 383 substâncias, que também incluem vacinas, terão isenção do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Além disso, 850 princípios ativos terão alíquota reduzida em 60%.

Medicamentos com isenção de imposto 

Medicamentos com alíquota reduzida em 60%: 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile