5 dicas que podem te livrar das dívidas atrasadas e evitar sujar o nome

Estar com contas em aberto pode trazer uma série de prejuízos para os cidadãos brasileiros. Isso porque a falta de pagamento pode acabar gerando dívidas que levarão a possíveis restrições no CPF do cidadão.

5 dicas que podem te livrar das dívidas atrasadas e evitar sujar o nome. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Por isso, para se livrar das dívidas e evitar ficar com o nome sujo, é essencial que o trabalhador realize um planejamento financeiro. A medida irá auxiliar em uma maior organização do orçamento familiar, eliminando pendências financeiras.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre como conseguir recursos para quitar as dívidas. Confira:

 

Confira 5 importantes dicas para se livrar das dívidas ainda em 2025:

  • Um dos principais pontos que costumam levar ao descontrole financeiro é a falta de organização das finanças;
  • Por isso, ter um controle detalhado dos ganhos e dos gastos é essencial para evitar dívidas;
  • Com as finanças organizadas, é possível identificar e eliminar com maior facilidade os gastos que são desnecessários;
  • Vale lembrar que, por mais inofensivos que possam parecer, esses gastos podem tomar uma dimensão considerável quando são somados, por exemplo;
  • No momento de quitar os débitos, devem ser priorizadas as dívidas que possuem juros altos; 
  • Isso porque o não pagamento pode aumentar de forma significativa o valor em aberto;
  • Para melhorar a gestão dos recursos, também é essencial evitar novas dívidas;
  • Por isso, o orçamento familiar deve ser organizado para que se torne possível viver com os valores que são ganhos ao longo do mês.

A especialista do FDR, Lila Cunha, também recomenda que o cidadão se mantenha atento as campanhas de renegociação de débitos existentes. Isso porque as iniciativas costumam liberar descontos significativos para os cidadãos, possibilitando assim o pagamento da dívida com condições facilitadas.

Além disso, ao concretizar o pagamento o cidadão voltará a ter o nome limpo e poderá se livrar da pendência financeira que lhe traria entraves no futuro.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile