Novo valor do salário mínimo de 2025 pode ser definido nos próximos meses; veja quem serão os sortudos

Direito dos trabalhadores que possuem vínculo formal de emprego, o salário mínimo é reajustado anualmente como forma de garantir um aumento na renda dos cidadãos. Em 2025, um primeiro reajuste já foi realizado pelo Governo Federal. No entanto, em alguns estados, outros aumentos são liberados.

Novo valor do salário mínimo de 2025 pode ser definido nos próximos meses; veja quem serão os sortudos. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

É o caso do estado de São Paulo, onde um índice diferente do salário mínimo é praticado. Pago para todos os trabalhadores do estado, o salário mínimo paulista também já teve o reajuste aprovado em 2025.

Assim como nos outros anos, o valor se mantém acima do salário mínimo nacional, que atualmente está fixado em R$ 1.518.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre os benefícios disponíveis para os trabalhadores. Confira:

Veja o novo valor do salário mínimo em 2025:

  • De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o valor do salário mínimo em São Paulo foi reajustado para R$1.640;
  • Esse é o novo índice aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp);
  • Além disso, o novo valor também já foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas e deverá entrar em vigor em breve;
  • O aumento permaneceu acima da inflação registrada no último ano;
  • Com isso, os trabalhadores poderão contar com um aumento real no valor que será recebido, proporcionando um avanço no poder de compra
  • A perspectiva é de que pelo menos 70 categorias sejam beneficiadas pelo aumento na remuneração;
  • O reajuste representa um aumento de 5,8% para os trabalhadores que recebem o piso;
  • Vale lembrar que para outras categorias que recebem acima do salário mínimo estadual, o valor que continuará valendo é o do piso salarial da profissão.

A perspectiva é de que o reajuste comece a ser praticado no estado a partir do dia 1º de junho. Por isso, será preciso que os cidadãos que realizam atividades formais no estado de São Paulo aguardem até lá para receber o reajuste proposto.