A nova Carteira de Identidade Nacional já pode ser emitida em todo o país gratuitamente. Mais de 20 milhões de pessoas já possuem o documento que faz uma integração entre diversos bancos de dados. Assim, o cidadão pode inserir mais informações e ter acesso mais fácil a diversos serviços.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/apresentando-novo-rg.jpg)
renovado de forma gratuita
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Uma nova etapa na identificação dos cidadãos brasileiros foi inaugurada com a implementação da nova carteira de identidade nacional. O documento é emitido sem custo algum para o cidadão, que terá que aposentar o antigo RG definitivamente em 2032.
Enquanto o prazo final para a emissão não chega, as filas acabam sendo menores, o que significa que pode ser mais interessante já emitir o seu documento agora mesmo.
No vídeo abaixo você confere outras informações sobre o novo documento:
Nova Carteira de Identidade Nacional
A CIN adota o número do CPF como identificação do cidadão, aposentando os antigos números do RG. Com essa novidade os bancos de dados passam a ser integrados, em outras palavras, o acesso a informações sobre o cidadão acaba sendo mais fácil.
Afinal, o número do CPF é usado em sistemas como:
- Cartão SUS (Sistema Único de Saúde);
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Título de eleitor;
- Carteira de Trabalho.
E ainda poderá exibir o tipo sanguíneo do cidadão, facilitando o acesso à transfusões, por exemplo.
Com um número único o cidadão só poderá ter um único documento, acabando com a emissão de várias identidades uma em cada estado.
O governo tem trabalhado em um sistema que deve trazer ainda mais segurança e integração das informações dos cidadãos, afirma o Ministério da Gestão e Inovação.
“Este trabalho será fundamental para conseguirmos uma identificação inequívoca dos brasileiros, de forma a ofertar serviços inclusive de forma automatizada, pois já vamos saber que a pessoa tem direito ao serviço ou benefício. Estamos usando a tecnologia para melhorar e simplificar a vida das pessoas”, encerrou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Emissão da CIN
Todos os estados já iniciaram a emissão do documento, isso não significa que ele está disponível em todas as cidades. Em algumas é possível que o sistema ainda esteja em implementação.
O cidadão solicita a emissão da CIN diretamente ao órgão responsável pela identificação dos cidadãos no seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o documento é emitido nos seguintes pontos:
- Postos do Poupatempo
- Postos da Polícia Civil
- Descomplica de São Miguel
- Barueri
- Atende Fácil, em São Caetano do Sul
No momento da emissão do novo documento é necessário apresentar:
- CPF;
- Qualquer documento original contendo CPF ou espelho da Receita Federal;
- Certidão de Nascimento original; (expedida nos últimos cinco anos);
- Certidão de Casamento original (expedida nos últimos cinco anos), em geral os estados não aceitam a documento de União Estável;
Caso o documento seja para uma criança de colo, o responsável deve levar uma foto 3×4. Além disso, o sistema permite que outros documentos sejam inseridos pelo cidadão, como o número do PIS, do título, entre outros.
Para essa inclusão é só apresentar o documento original no momento da emissão da Carteira de Identidade Nacional. O novo RG é entregue dentro do prazo que varia de 5 a 45 dias úteis, confira no seu estado.