Começa em 13/02 a mudança no sistema para quem tem valores a receber no banco e ainda não sacou; entenda

A partir desta quinta-feira (13/02), o Banco Central informou que o Sistema Valores a Receber (SVR) passará por mudanças para garantir o que é mais seguro para os dados e ampliar a proteção das informações. Entenda a mudança. 

Começa em 13/02 a mudança no sistema para quem tem valores a receber no banco e ainda não sacou; entenda
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Apesar das alterações, o acesso permanecerá sendo feito por meio da conta gov.br, de nível prata ou ouro. Porém, apenas para aquelas que tenham acesso a verificação em duas etapas habilitadas.

Um único código será usado para autenticar cada acesso feito aos serviços que utilizam a conta do governo. As informações são do InfoMoney.

Veja como garantir o acesso após mudança no sistema para quem tem valores a receber: 

  • Baixe o aplicativo gov.br no seu celular e abra o aplicativo gov.br;

  • Faça login na sua conta gov.br;

  • Habilite a verificação em duas etapas: siga as orientações do próprio aplicativo para ativar a verificação em duas etapas;

  • Vincule seu dispositivo ao aplicativo: apenas um dispositivo poderá ser vinculado por vez.

  • Realize a validação facial;

  • Acesso garantido com código único: após a configuração, sempre que acessar sistemas como o SVR ou Registrato, será necessário inserir um código único gerado pelo aplicativo para autenticação;

  • Com a verificação em duas etapas habilitadas, você poderá acessar o Sistema Valores a Receber (SVR) e Registrato de forma mais segura

  • O que muda após a implementação da verificação em duas etapas: será exigida a verificação para qualquer devolução de valores (não apenas para valores superiores a R$ 100, como antes);

  • A consulta aos relatórios de informações financeiras (como contas e relacionamentos, empréstimos, chaves Pix, cheques sem fundo, e câmbio) também exigirá a verificação em duas etapas.

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Dinheiro esquecido: R$ 8,7 bilhões estão disponíveis para saque 

Em 2024, o Banco Central informou que haviam mais de R$8 bilhões esquecidos em instituições financeiras. O prazo para a retirada foi finalizado em 18 de outubro. Porém, na última semana, o BC informou que ainda existem instituições com R$8,7 bilhões de recursos esquecidos pelos clientes. 

O sistema do BC permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas esqueceram quantias em bancos, consórcios ou outras instituições.