Plataforma do governo federal oferece cobertura contra roubos e furtos dos aparelhos. O Celular Seguro já é usado por quase 2,5 milhões de pessoas em todo o país. Aprenda a usar a plataforma e proteja o seu também.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/notificacao-banco-celular.jpg)
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
O aplicativo Celular Seguro tem contribuído com a segurança dos brasileiros desde dezembro de 2023, seu ano de lançamento. Até o momento já foram feitos 107.931 alertas de bloqueio de aparelhos por furto ou roubo. A plataforma é operada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Com um simples clique você pode notificar que o seu aparelho foi furtado ou roubado e assim ele pode ser bloqueado, impedido que o criminoso o utilize.
No vídeo abaixo você confere mais informações sobre o uso seguro do seu celular:
Celular Seguro
Nesses dois anos de funcionamento a plataforma já emitiu 49.669 alertas por roubo e 34.916 por furto. Ao todo, 2.461.019 brasileiros cadastrados e esse número deve aumentar bastante ainda.
Ao utilizar o sistema você cadastra pessoas de confiança, etapa importante para a utilização do recurso. Atualmente 1.692.828 pessoas de confiança estão cadastradas, informa o Ministério da Comunicação Social.
Também foram emitidos 107.931 alertas de bloqueios, assim quem está com o seu celular não consegue usá-lo, nem mesmo com outro chip.
Modo Recuperação no Celular Seguro
No aniversário de um ano do recurso foi disponibilizada uma atualização, o Modo Recuperação. Na primeira etapa o usuário pode escolher entre dois tipos de bloqueio:
- Bloqueio total;
- Bloqueio apenas da linha telefônica e das contas vinculadas às instituições parcerias.
Nessa segunda opção o sistema vai bloquear suas contas bancárias e aplicativos das empresas parcerias da inciativa, o que garante a segurança do usuário.
Nessa opção o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) do celular segue ativo. Assim, quando um novo chip for inserido no aparelho ele poderá ser usado novamente.
Isso significa que, talvez, essa não seja a melhor opção para quem acredita ter como recuperar o aparelho. Contudo, é uma opção para tornar o aparelho celular inútil à pessoa que está com ele em mãos.
O Modo Recuperação passa por uma segunda etapa, alvo do trabalho de um grupo de trabalho do MJSP. A intenção é de que um relatório com informações sobre a habilitação de novos chips será gerado, possibilitando que a Polícia Civil realize ações para a recuperação do aparelho.
Desde que foi implementado, o Modo Recuperação foi ativado 2.880 vezes, o que possibilitou 4.399 bloqueios totais.
“Seguimos trabalhando com todo o empenho para melhorar o Celular Seguro e ampliar a rede de parceiros. Essa integração com estados, instituições e entidades que atuam no setor é fundamental para o sucesso das medidas”, comenta o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Como comunicar roubo ou furto de celular?
Primeiro você deve ter se cadastrado no aplicativo, informando contato de confiança, é através dele que você consegue fazer a comunicação.
A comunicação pode ser feita por você ou pela pessoa de confiança através do app ou site Celular Seguro, basta seguir os passos abaixo:
- Selecione qual aparelho deseja fazer a ocorrência, seja “Meus telefones” ou “Telefones de Confiança”;
- Confira na lista de aparelhos cadastrados sobre qual quer informar a ocorrência;
- Selecione o aparelho que teve o problema;
- Clique em cima do botão “Alerta” para criar uma ocorrência
Lembre-se de escolher qual o tipo de bloqueio deseja fazer, essa etapa pode impedir que outra pessoa utilize o aparelho, mesmo com um novo chip.