BPC dá direito a empréstimo consignado pagando menos juros em até 96 meses

Os idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) têm direito de solicitar crédito consignado. O dinheiro pode ser usado como bem entender, e ajuda a movimentar a vida financeira do cidadão. 

bpc
BPC dá direito a empréstimo consignado pagando menos juros em até 96 meses
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O pagamento do BPC é feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), porém não se trata de um benefício previdenciário porque não há exigência de contribuição para recebê-lo. 

Por ser um benefício assistencial o BPC não dá direito a 13º salário ou pensão por morte, sua única vantagem igual ao benefício previdenciário é o acesso a empréstimo consignado

Saiba mais sobre o BPC no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias. 

 
No empréstimo consignado o valor da prestação é descontada direto da quantia transferida pelo INSS. O beneficiário pode comprometer até 35% do seu salário todo mês para pagar a parcela do crédito. 

Quem pode pedir empréstimo consignado do BPC?

O empréstimo consignado do BPC é liberado para aquele que cumpre com os requisitos de acesso ao benefício, e que ainda siga aos critérios que incluem:

Como o pagamento das parcelas do empréstimo consignado serão feitas com desconto no salário do BPC é importante manter os critérios para receber o salário. 

Isso significa garantir que o pagamento seja permanente, já que podem haver cortes quando o cidadão deixa de cumprir com os requisitos.

Caso tenha o benefício cortado, o cidadão terá que arcar com as parcelas do crédito consignado, depositando na sua conta o valor referente a prestação do empréstimo. 

Qual o teto de juros do consignado do INSS?

Desde janeiro o novo de teto de juros do consignado do INSS passou a ser maior do que o anterior. O que significa que o custo para contratar crédito consignado vai subir.

Os juros indicam quanto o cidadão vai ter que pagar ao banco. Isso porque, embora empreste, por exemplo, R$ 5 mil, devido ao prazo de pagamento o aposentado nunca vai pagar para o banco os mesmos R$ 5 mil. Os juros aumentam o valor da dívida.

Agora, essa cobrança passa a ser:

Lembrando que esse é o teto, por isso alguns bancos podem adotar valores menores. 

Novo prazo de pagamento do empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado do INSS agora vai ser pago em um prazo de tempo maior. O que dá, inclusive, a possibilidade de renegociar um contrato já existente. 

Segundo dados de dezembro de 2024, há 48.361.199 contratos ativos de empréstimo consignado.

A partir de fevereiro os novos pedidos poderão ser pagos em:

“A gente está facilitando a vida do cidadão diminuindo o valor das parcelas. Nosso desejo com a prorrogação é que as pessoas possam terminar de pagar suas dívidas sem precisar ficar renovando empréstimos”, pontuou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Onde pedir empréstimo consignado do BPC

O pedido do empréstimo consignado do BPC deve acontecer em um banco credenciado. Em setembro do ano passado, quando o produto foi autorizado para este público, o InfoMoney consultou 12 bancos e trouxe a seguinte tabela de confirmação da oferta.

Banco  Cartão de crédito consignado (BCP)
Pagbank não oferece
C6 Bank não informou
Banco do Brasil não informou
Itaú Unibanco não oferece
Bradesco 2,83% a.m (limite legal)
Santander Brasil não informou

Consultar a melhor taxa de juros do mercado

Os interessados em contratar crédito consignado do INSS podem consultar onde a taxa de juros é mais vantajosa. O governo federal permite que esse processo seja feito online, e ainda não é preciso fazer login pelo Gov.br.

Lembrando que o teto é a quantia máxima a ser cobrada, por isso, os bancos podem oferecer valores menores do que o juros estabelecido pelo governo federal.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile