Banco Central CONFIRMA mudanças e travas de segurança para quem tem dinheiro guardado nos bancos

A partir do dia 13/02 o acesso a dois sistemas do Banco Central só poderá ser feito após a habilitação da verificação de dois fatores. Assim, os sistemas passam a exigir um nível mais alto de segurança.  Entenda agora o que você precisa fazer para garantir o acesso ao dinheiro guardado nos bancos.

Banco Central CONFIRMA mudanças e travas de segurança para quem tem dinheiro guardado nos bancos
(Imagem: FDR)

O Banco Central está mudando a forma como os brasileiros acessam o Registrato e o SVR, sistema que reúne valores “esquecidos”. Para acessá-los será necessário ativar todos os níveis de segurança da conta Gov.br. Essa medida começa a ser aplicada nesta quinta-feira, 13/02.

No vídeo abaixo você confere mais inofrmações divulgadas pelo Banco Central do Brasil:

Com essa medida o BC aumenta a segurança, afinal o Registrato reúne as informações dos cidadãos brasileiros. Enquanto o SVR (Sistema Valores a Receber) dispõe de valores não sacados em contas esquecidas ou encerradas.

“O Registrato permite a consulta de informações pessoais. Essa medida visa ao fortalecimento da confiança do cidadão no uso dos serviços do BC de forma segura”, disse Maria Clara Haag, Chefe de Subunidade no Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC.  

Novas normas de segurança do Banco Central

Para acessar os dois sistemas os usuários precisam primeiro ter conta Gov.br de nível prata ou ouro. Agora, além disso, também devem ativar a verificação de duas etapas, o que garante maior segurança no acesso.

É importante que o cidadão faça a verificação apenas no aparelho que vai usar para o acesso ao sistema, pois, ela só poderá estar vinculada a um aparelho por vez.

Nesse tipo de validação é usado o reconhecimento facial, por isso apenas o proprietário do celular consegue o acesso.

Como subir o nível da conta Gov.br?

Antes de fazer a verificação o cidadão precisa aumentar o nível da sua conta Gov.br. Quanto maior o nível da conta, mais acessos estarão liberados para o cidadão, confira abaixo o passo a passo para aumentar o nível:

Subir a conta Gov para prata

  • Fazer biometria facial com a CNH
  • Ou ser servidor público federal
  • Ou fazer o login pelo banco

Nesse caso a verificação pode ser feita através dos seguintes bancos: Banco do Brasil; Banrisul; Bradesco; Banco de Brasília; Caixa Econômica; Sicoob; Santander; Itaú; Agibank; Sicredi e Mercantil do Brasil.

Subir  a conta Gov para ouro

  • Fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE)
  • Ou a validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional
  • Ou ter o Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Acessando o aplicativo Gov.br você confere o passo a passo para subir a conta de nível.

Verificação de duas etapas na conta Gov.br

Esse procedimento vai acrescentar uma camada de segurança à sua conta, assim seus dados e até dinheiro ficam protegidos.

O primeiro passo para ativar esse recurso é baixar o app, após isso é só fazer o primeiro acesso e observar o código de acesso que é gerado, depois é só seguir os passos abaixo:

  • Acessar o seu aplicativo gov.br e clicar em Segurança da conta;
  • Habilitar a Verificação em duas etapas;
  • Pronto! Sua conta já está mais segura.

Quando acessar a conta Gov.br um código será gerado no app. Lembrando que para o recurso ser usado de forma correta é necessário ter o reconhecimento facial habilitado no celular.

E, atenção, não troque de celular ou desinstale o app Gov.br sem desabilitar essa verificação.

A especialista Laura Alvarenga apresenta outra novidade do Banco Central, o pagamento de boleto via PIX.