A biometria tem sido cada vez mais utilizada para garantir mais segurança no pagamento de benefícios sociais. No entanto, nem todos os programas exigem esse procedimento. Atualmente, a biometria é obrigatória para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), enquanto outros auxílios ainda não exigem essa identificação para saque.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/previdencia-social-fdr-17.jpg)
é obrigatória para ter direito ao saque. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
A biometria é um sistema de identificação que utiliza características físicas únicas de cada pessoa, como impressões digitais, face ou íris, para confirmar a identidade. No caso do BPC, a biometria é utilizada para garantir a segurança do processo de liberação do benefício e evitar fraudes.
No vídeo a seguir, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, traz mais detalhes sobre as novas regras do BPC em 2025.
Como fazer biometria para o BPC?
Para realizar a biometria, de acordo com matéria do Gov, o solicitante do BPC deve apresentar um dos seguintes documentos com a biometria já cadastrada:
- Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Título de Eleitor;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Caso você não possua nenhum dos documentos mencionados acima com a biometria cadastrada, será necessário solicitar a inclusão da biometria em um desses documentos antes de dar entrada no pedido do BPC.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, fala mais sobre lei que endurece as regras do BPC.
Por que a biometria é importante?
A biometria é uma forma segura e eficiente de identificar as pessoas, garantindo que o benefício seja concedido apenas para aqueles que realmente têm direito. Além disso, a biometria ajuda a prevenir fraudes e a otimizar o processo de concessão do BPC.
Bolsa Família exige biometria?
É importante destacar que a obrigatoriedade da biometria se aplica apenas ao BPC. Segundo matéria do Gov, Bolsa Família não exige a biometria para atualização cadastral. Notícias falsas sobre a obrigatoriedade da biometria para o Bolsa Família têm circulado nas redes sociais, mas não são verdadeiras.