A aposentadoria por invalidez, chamada de maneira de formal de Benefício por Incapacidade Permanente, só é paga quando o trabalhador precisa se afastar do trabalho. Por uma infelicidade, o cidadão deixa de ter condições físicas ou mentais para trabalhar e por isso tem o direito de se aposentar por invalidez.
![aposentadoria](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2_fdr-fv24-134.jpg)
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ao trabalhador que não tem mais condições de voltar a trabalhar, pelo menos não a curto prazo. A decisão de aposenta-lo vem do perito médico da Previdência Social.
Normalmente, a concessão é feita para quem adquiriu uma doença que lhe força a ficar acamado, internado, em tratamento diário ou semanal, e situações semelhantes. Vale para quem não pode ser readaptado dentro da mesma empresa.
Aprenda a antecipar sua aposentadoria no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias.
Idade mínima para conseguir se aposentar por invalidez
A reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, estabeleceu que todas as aposentadorias do INSS deveriam exigir idade mínima para solicitação. A única exceção ficou para a aposentadoria por invalidez.
Isso significa que:
- Não há idade mínima para conseguir se aposentar por invalidez;
- É necessário ter feito no mínimo 12 contribuições previdenciárias antes do pedido de aposentadoria;
- Estar em condição de segurado do INSS;
- Comprovar por perícia médica que está incapaz de voltar a trabalhar.
Como conseguir se aposentar por invalidez no INSS?
Para solicitação da aposentadoria por invalidez o segurado pode contar com os serviços online disponibilizados pelo INSS.
O agendamento da perícia médica presencial, por telemedicina ou com encaminhamento de documento, também acontece nos canais remotos.
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- Selecione “Novo pedido” e digite “Aposentadoria por invalidez”;
- Escolha “Benefício por Incapacidade Permanente”;
- Preencha a ficha de cadastro e encaminhe os documentos;
- Agende a perícia médica;
- Confirme.
Outra forma de fazer a solicitação é usando a Central de Atendimentos do INSS, ligando para o número 135. Na data e hora marcada o segurado deve comparecer até a agência da Previdência Social para passar pela perícia.