Nova Carteira de Identidade já foi liberada para 20 milhões de brasileiros; veja como emitir a versão 2025 de graça

A nova Carteira de Identidade Nacional já foi liberada para mais de 20 milhões de brasileiros. Um dos benefícios é que a porcentagem de fraude com o documento é de apenas 0,8%. Entenda a novidade. 

Nova Carteira de Identidade já foi liberada para 20 milhões de brasileiros; veja como emitir a versão 2025 de graça
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

A nova carteira de identidade é uma inovação do governo. E uma das principais inovações está relacionada a padronização em todo o país e a junção do número único, o CPF. O objetivo é aumentar a segurança e a facilidade na identificação dos brasileiros, assim como melhorar a qualidade da prestação dos serviços públicos. 

Segundo a Agência Gov, o dado foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta segunda-feira (10/02).

Veja quais são as mudanças com a Carteira de Identidade Nacional

As principais mudanças incluem:

Segundo o Governo Federal, a CIN também pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista, entre outros.

Essa atualização tem o objetivo de modernizar e simplificar o processo de identificação em todo o território brasileiro. 

A especialista Lila Cunha comenta sobre a CIN, confira

Como solicitar a Carteira de Identidade Nacional?

Como a primeira via de qualquer documento de identificação, a primeira via da CIN deve ser feita presencialmente no órgão emissor do seu estado. 

Será necessário apresentar:

Após a apresentação e verificação dos documentos, o órgão responsável validará o cadastro no Gov.br e fornecerá o prazo para a retirada da versão física da nova carteira de identidade. 

O prazo para emitir a carteira é até 2032, quando o documento será obrigatório para todos. Confira a lista dos estados que já estão fazendo a CIN. 

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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