Quem precisa de um novo RG (Registro Geral) ainda neste mês deve acelerar o seu pedido. O motivo é que há um prazo de cerca de 20 dias para que o documento seja entregue. Hoje, ao fazer o pedido a emissão é da CIN (Carteira de Identidade Nacional).
![novo rg](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/rg-cnh.jpg)
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Quem quiser manter o seu RG, trocando apenas o que for necessário, precisa lidar com os custos em torno de R$ 50, a depender do estado. Por outro lado, o brasileiro que optar pela CIN não vai precisar pagar nada por isso, já que a primeira via do documento é totalmente gratuita.
A CIN só passa a ser obrigatória em 2032, por isso até lá quem não quiser não precisa emiti-la. Saiba mais sobre esse novo documento no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias.
Por que vale a pena escolher a emissão da CIN?
Quem escolher a nova carteira de identidade precisa saber que o número do RG deixa de existir. Por outro lado, terá benefícios como a gratuidade da primeira via.
O Ministério de Gestão e Inovação defende apenas o uso do CPF como identificação do brasileiro como uma forma de diminuir o total de fraudes, golpes e outros.
Isso porque, como o órgão emissor do RG é o estado, o cidadão pode emitir um registro em cada estado brasileiro. Enquanto o CPF é federal e evita a duplicidade de identificações.
Diante disso, a lista de vantagens da CIN incluem:
- Um único documento de identificação, agora apenas o CPF que é válido em todos os estados;
- Versão física (impressa) e digital (disponível no App);
- O cidadão também pode optar por incluir no mesmo documento:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Cartão Nacional de Saúde;
- Título Militar e Carteira de Trabalho;
- Carteira de vacinação;
- Título de eleitor;
- Fator sanguíneo;
- Se é doador de órgãos;
- Se possuí algum tipo de deficiência.
- Primeira via e renovação são gratuitas;
- Validade vitalícia para maiores de 60 anos;
- O documento já será obrigatório daqui há oito anos, por isso quem se antecipar evita a correria próxima ao fim do prazo.
Passo a passo para emitir o novo documento de identidade
Tanto na escolha do CIN como do RG será necessário aguardar a emissão do documento que dura em torno de 5 a 20 dias úteis.
A primeira via e a renovação do documento são totalmente gratuitos para incentivar o seu uso. O passo a passo para emissão incluí:
- Procurar o órgão civil responsável pela emissão de documentos no seu estado (ex.: Detran, Poupatempo, e etc.);
- Agendar data e horário para emissão;
- Comparecer com o seu documento atual, certidão de nascimento e certidão de casamento (casso possua);
- Também leve todos os demais documentos que deseja incluir na CNI (ex.: registro profissional, carteirinha do SUS, tipo sanguíneo e outros);
- Tire a foto 3×4 no próprio local onde acontecerá a emissão;
- Pague a taxa para receber o documento em casa.