SINAL VERMELHO: Aumento do prazo do consignado do INSS pode ser um problema para aposentados; entenda

Na última quarta-feira (05/02), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram surpreendidos ao ganharem mais tempo para pagar os empréstimos consignados solicitados pelos segurados. Porém, é bom ficar de olho: os bancos acreditam que o aumento trará mais endividamento. 

SINAL VERMELHO: Aumento do prazo do consignado do INSS pode ser um problema para aposentados; entenda
Imagem: FDR

Agora, o prazo passou de 84 meses (7 anos) para 96 meses (8 anos). Além de aposentados e pensionistas, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem solicitar o empréstimo consignado do INSS. 

A ampliação vai permitir que os beneficiários tenham uma maior margem para novos empréstimos ou fazer renovações. 

Entenda a mudança no prazo de pagamento do empréstimo consignado do INSS

Alerta geral é emitido para brasileiros que solicitaram empréstimo consignado em 2025

Segundo a especialista Laura Alvarenga, o empréstimo consignado em 2025 permanece como uma modalidade de crédito popular, mas também tem sido alvo de golpes. Conhecer os métodos utilizados por fraudadores é essencial para garantir sua segurança. Veja como se proteger aqui.

Outras informações estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile