Na última quarta-feira (05/02), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram surpreendidos ao ganharem mais tempo para pagar os empréstimos consignados solicitados pelos segurados. Porém, é bom ficar de olho: os bancos acreditam que o aumento trará mais endividamento.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/3_dinheiro-mei-microempreendedor-individual-calendario-pagamento-pis-pasep-das-deposito-fdr-direitos-renda-beneficios.jpg)
Imagem: FDR
Agora, o prazo passou de 84 meses (7 anos) para 96 meses (8 anos). Além de aposentados e pensionistas, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem solicitar o empréstimo consignado do INSS.
A ampliação vai permitir que os beneficiários tenham uma maior margem para novos empréstimos ou fazer renovações.
Entenda a mudança no prazo de pagamento do empréstimo consignado do INSS
-
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal oferecido pelo INSS aos segurados em que as parcelas são descontadas diretamente no pagamento ou no benefício previdenciário do solicitante;
-
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acredita que o aumento no prazo de pagamento alivie o peso da prestação;
-
A extensão vale para quem tem o crédito consignado tradicional, o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício;
-
O segurado poderá renovar o crédito com mais 12 meses de prazo para pagar;
-
No entanto, os Representantes de instituições ouvidos pela Folha de S.Paulo acreditam que o prolongamento do prazo poderá ser responsável pelo aumento do endividamento e maior comprometimento de renda dos aposentados e demais beneficiários do INSS;
-
A avaliação é que com o prazo, os juros acumulados ao longo do contrato podem fazer com que o custo total do empréstimo aumente.
-
O setor bancário não participou das discussões com o Ministério da Previdência Social sobre o aumento do prazo.
Alerta geral é emitido para brasileiros que solicitaram empréstimo consignado em 2025
Segundo a especialista Laura Alvarenga, o empréstimo consignado em 2025 permanece como uma modalidade de crédito popular, mas também tem sido alvo de golpes. Conhecer os métodos utilizados por fraudadores é essencial para garantir sua segurança. Veja como se proteger aqui.
Outras informações estão disponíveis no FDR.