Mudanças no consignado em 2025 aumentam o prazo de pagamento do empréstimo; veja os detalhes

Um comunicado recente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe uma boa notícia para milhões de aposentados e pensionistas, que agora poderão contar com um novo benefício. O órgão federal decidiu ampliar o prazo máximo de pagamento para operações realizadas por meio do crédito consignado do INSS.

Mudanças no consignado em 2025 aumentam o prazo de pagamento do empréstimo; veja os detalhes. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Com a mudança, o total de parcelas sairá do prazo máximo de 84 meses para 96 meses. Dessa forma, os aposentados e pensionistas terão um prazo maior para quitar as operações de crédito. De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a medida deverá auxiliar os beneficiários a comprometerem um valor menor da renda com o consignado do INSS.

Isso porque a operação de crédito conta com desconto automático na folha de pagamento do beneficiário. Dessa forma, o desconto da parcela é abatido no valor que será liberado pelo INSS para o cidadão.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre a melhor forma de uso do empréstimo. Confira: 

Confira as regras para o consignado do INSS:

  • Atualmente, a margem de uso do benefício é de 35% para o empréstimo consignado;
  • No entanto, também é possível usar mais 5% para o limite no cartão de crédito consignado;
  • Outros 5% podem ser usados para o cartão consignado do benefício;
  • Com isso, o total de comprometimento do pagamento do INSS é de 45%;
  • De acordo com o INSS, até dezembro de 2024, mais de 48 milhões de aposentados e pensionistas contavam com contratos ativos de empréstimo consignado;
  • O número demonstra a importância da liberação de crédito para os brasileiros;

“A gente está facilitando a vida do cidadão diminuindo o valor das parcelas. Nosso desejo com a prorrogação é que as pessoas possam terminar de pagar suas dívidas sem precisar ficar renovando empréstimos”, afirmou o ministro da Previdência, Carlos Lupi.

  • Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, atualmente, o consignado pode ser solicitado em diversas instituições financeiras;
  • A lista completa de instituições que oferecem a opção de crédito está disponível para consulta gratuita por meio do site Meu INSS;
  • Ao entrar na plataforma, que exige login com CPF e senha, o usuário também poderá conferir as taxas de juros praticadas por cada instituição.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.