Um comunicado recente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe uma boa notícia para milhões de aposentados e pensionistas, que agora poderão contar com um novo benefício. O órgão federal decidiu ampliar o prazo máximo de pagamento para operações realizadas por meio do crédito consignado do INSS.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/previdencia-social-fdr-20.jpg)
Com a mudança, o total de parcelas sairá do prazo máximo de 84 meses para 96 meses. Dessa forma, os aposentados e pensionistas terão um prazo maior para quitar as operações de crédito. De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a medida deverá auxiliar os beneficiários a comprometerem um valor menor da renda com o consignado do INSS.
Isso porque a operação de crédito conta com desconto automático na folha de pagamento do beneficiário. Dessa forma, o desconto da parcela é abatido no valor que será liberado pelo INSS para o cidadão.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre a melhor forma de uso do empréstimo. Confira:
Confira as regras para o consignado do INSS:
- Atualmente, a margem de uso do benefício é de 35% para o empréstimo consignado;
- No entanto, também é possível usar mais 5% para o limite no cartão de crédito consignado;
- Outros 5% podem ser usados para o cartão consignado do benefício;
- Com isso, o total de comprometimento do pagamento do INSS é de 45%;
- De acordo com o INSS, até dezembro de 2024, mais de 48 milhões de aposentados e pensionistas contavam com contratos ativos de empréstimo consignado;
- O número demonstra a importância da liberação de crédito para os brasileiros;
“A gente está facilitando a vida do cidadão diminuindo o valor das parcelas. Nosso desejo com a prorrogação é que as pessoas possam terminar de pagar suas dívidas sem precisar ficar renovando empréstimos”, afirmou o ministro da Previdência, Carlos Lupi.
- Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, atualmente, o consignado pode ser solicitado em diversas instituições financeiras;
- A lista completa de instituições que oferecem a opção de crédito está disponível para consulta gratuita por meio do site Meu INSS;
- Ao entrar na plataforma, que exige login com CPF e senha, o usuário também poderá conferir as taxas de juros praticadas por cada instituição.