INSS: novas regras para consignado trazem alívio aos aposentados acima de 60

RECIFE (PE) — Disponível para aposentados e pensionistas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o crédito consignado possibilita que o cidadão obtenha empréstimo com juros menores do que os que são praticados regularmente no mercado. Recentemente, o Governo Federal anunciou uma série de novidades para o empréstimo consignado, trazendo benefícios para os aposentados e pensionistas de todo o país.

INSS: novas regras para consignado trazem alívio aos aposentados acima de 60. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A principal mudança diz respeito ao período máximo para pagamento do consignado do INSS, isso porque o prazo sairá de 84 meses para 96 meses. Dessa forma, o aposentado e pensionista poderá realizar o pagamento em um período maior, o que contribui para diminuir o valor das parcelas a serem quitadas.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz dicas sobre o momento certo de solicitar um empréstimo. Confira:

De acordo com o Governo Federal, a mudança foi realizada visando a diminuição do comprometimento dos descontos dos consignados no valor de pagamento do benefício.

Isso porque o consignado é cobrado diretamente na folha de pagamento do INSS. Dessa forma, como o valor das parcelas é descontado de forma automática, o total que estará disponível efetivamente para os aposentados ou pensionistas é reduzido após a solicitação do empréstimo. Além disso, outras mudanças também foram implementadas.

Confira todas as regras para o consignado do INSS em 2025: 

  • A partir deste ano, os aposentados ou pensionistas que realizarem a contratação do consignado deverão pagar uma taxa máxima de juros de 1,80% ao mês;
  • Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o índice é significativamente menor do que o praticado no mercado financeiro para outras modalidades de crédito;
  • Por ter o desconto em folha que garante o pagamento, o consignado tem juros significativamente menores;
  • Vale lembrar que uma taxa de comprometimento deve ser seguida;
  • Os limites definidos pelo INSS são:
  • Comprometimento de até 35% da renda do benefício com o pagamento de empréstimos consignados;
  • Comprometimento máximo de 5% do benefício com o pagamento do cartão de crédito consignado;
  • Comprometimento máximo de 5% com o cartão do benefício;
  • Esse total não pode ser ultrapassado, já que esse limite foi estabelecido com o objetivo de garantir a segurança financeira dos aposentados ou pensionistas.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.