Conseguir uma vaga no funcionalismo público costuma garantir para o trabalhador uma boa remuneração e estabilidade no emprego. Por isso, é comum que esse seja um desejo de muitos cidadãos brasileiros. Recentemente, um anúncio realizado pelo Governo Federal sobre a realização do novo concurso unificado trouxe alegria para os brasileiros.
O comunicado foi realizado oficialmente logo após a divulgação da lista de aprovados do primeiro CNU (Concurso Nacional Unificado), aplicado em 2024. Para este ano, uma nova versão do concurso está prevista e deverá ser realizada já no segundo semestre 2025, oferecendo novas oportunidades para quem deseja se tornar servidor público.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre outro concurso que já está disponível. Confira:
Veja o que se sabe até agora sobre o novo concurso unificado:
- De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, um novo edital deverá ser lançado em breve;
- A perspectiva é que o concurso abra vagas para carreiras que ainda não foram exploradas na primeira versão do CNU;
- Isso porque, como o primeiro concurso ainda está vigente, a ocupação dessas vagas deverá ser feita tanto pelos candidatos já aprovados quanto por aqueles que ficaram no cadastro de reservas;
- A nova edição do CNU ainda não teve os detalhes sobre número de vagas ou descrição dos cargos divulgados;
- No entanto, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, já existe a previsão de aplicação da prova;
- Os testes de conhecimento deverão ser realizados no mês de agosto;
- De acordo com a ministra, o mês foi escolhido levando em consideração as condições climáticas em todo o país;
- Isso porque o novo CNU deverá ser aplicado em todos os estados brasileiros, assim como na primeira edição;
- A estratégia foi adotada como forma de facilitar o acesso de todos os interessados nas vagas abertas no funcionalismo público federal.