Flexibilização no trânsito: veja quem não precisa mais da CNH

Alguns veículos não exigem o uso de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o que pode gerar uma economia grande para o condutor. Sem a necessidade de usar esse documento, basta ter no mínimo noção de direção para conseguir trafegar usando esses meios de mobilidade. 

cnh
Flexibilização no trânsito: veja quem não precisa mais da CNH
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Todos os brasileiros que sonham em dirigir ficam ansiosos pela maioridade para conseguir emitir a sua CNH. Uns começam apenas pela categoria B, que dá direito a condução de carros. Outros pela categoria A que garante a direção de moto. 

E ainda, aqueles que preferem emitir de uma única vez a habilitação para as categorias A e B, e assim ficam autorizados a transitar com os principais veículos de passeio do país. No entanto, há casos específicos que não é exigido o documento. 

Isso significa que até mesmo os menores de 18 anos conseguem conduzir esses tipos de meios de transporte, porque a lei entende que eles não representam risco de acidente. Em todo caso é sempre recomendado o uso de itens de segurança, como cinto e capacete. 

Veículos que podem ser conduzidos sem CNH

Em 2022, por meio da resolução nº 947 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi determinado o fim da obrigatoriedade de uso da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para condução de determinados veículos.

Em outras palavras, mesmo quem não é habilitado pode conduzir esses veículos porque o Contran entendeu que a direção destes não exigem curso ou aulas de condução. 

Entram nesta lista os veículos usados para mobilidade em espaços pequenos, ou em pequenas distâncias, como:

Ciclomotores

Bicicletas

Patins, hoverboards e monociclos elétricos

Patinetes motorizados

Tipos de motos que não exigem CNH 

Para condução de moto é preciso que o motorista seja habilitado pela CNH de categoria A. No entanto, existe dentro da legislação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) uma regra que permite a condução das modelos de motocicletas mesmo para quem não é habilitado.

Mas atenção! As motos mais potentes que forem conduzidas por qualquer brasileiro sem a devida autorização, vai gerar multa no valor de R$ 880,41, além da apreensão do automóvel. 

Zero Luna

Esta opção é uma das melhores entre os modelos vendidos no país. Por ser classificada como uma bicicleta elétrica e não especificamente uma moto, a Zero Luna atende aos requisitos exigidos pelo Contran e não exige que o seu condutor seja habilitado. 

O veículo é equipado com motor de 350W e bateria com autonomia de 40 km.

Caloi Mobylete elétrica

A mobylete elétrica já é conhecida dos brasileiros há muito tempo. Mas agora, o modelo voltou ao mercado bem mais moderno. Possuí entre as suas características, o motor de 350W e bateria de íon-lítio, 36V e 10,4 Ah.

Tailg Dyfly

Classificada como uma e-bike, este modelo possui um estilo mais sofisticado, e se assemelha ao design de uma pequena scooter.

Assim como as outras, o modelo também conta com motor de 350W, mas sua bateria é um pouco mais potente, com autonomia de até 45 km.

Loop K1

Apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a moto suporta até 120 kg de peso em sua estrutura. O seu designer chama atenção. 

S1 Smart Bike

É um modelo de moto eletrificada e com a maior autonomia no país. Com carga total, esse modelo pode entregar até 141 km de autonomia, podendo ser considerada uma das melhores opções.

Scooter elétrica

A condução de scooter não vai exigir CNH quando a moto não ultrapassa 50 km/h. Além disso, sua potência deve ser de até 1.000W

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile