Já parou para se perguntar porque a bateria do celular descarrega o tempo todo e você precisa andar com bateria portátil quando sai de casa? Existem alguns hábitos que podem prejudicar a saúde da bateria do seu telefone. Veja quais são para evitar!
Segundo o jornal O Globo, esses hábitos de uso e de carregamento prejudicam a bateria do celular. Assim, ele carrega de forma mais lenta e acaba durando menos tempo.
A especialista Yasmin Souza comenta qual eletrodoméstico é o vilão da conta de energia, confira.
Veja quais são os erros que você comete na hora de carregar o celular e pode te fazer pagar mais na conta de luz
-
Deixar o celular conectado ao carregador por muito tempo: carregar o celular durante a noite pode causar sobrecarga na bateria, reduzindo sua vida útil.
-
Deixar a bateria descarregar completamente: baterias de íons de lítio funcionam melhor quando a carga está entre 20% e 80%. Deixar cair abaixo de 20% pode acelerar o desgaste da bateria.
-
Usar carregadores genéricos ou incompatíveis: carregadores inadequados podem causar sobrecargas e superaquecimento, prejudicando a bateria.
-
Deixar a bateria atingir 100% de carga com frequência: quando a bateria chega a 100%, as células são submetidas a mais tensão, o que pode reduzir sua vida útil.
-
Expor o celular a temperaturas elevadas: o calor excessivo pode diminuir a capacidade da bateria. Evite deixar o celular ao sol ou perto de fontes de calor, como aquecedores, e remova capas grossas durante o uso.
Dicas essenciais para economizar na conta de luz da sua casa
-
Desligue os aparelhos da tomada: carregadores, TVs, computadores e outros dispositivos podem consumir energia mesmo quando não estão em uso, no modo “standby”.
-
Evite usar aparelhos de grande porte, como máquina de lavar e lava-louças, nos horários de pico (18h às 21h), quando a energia é mais cara.
-
Lave mais roupas de uma só vez;
-
Escolha eletrodomésticos eficientes: ao comprar novos aparelhos, opte pelos que possuem o selo Procel de eficiência energética;
-
Aproveite a luz natural: durante o dia, mantenha as cortinas abertas para aproveitar a luz natural e reduzir o uso de lâmpadas.
-
Substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis;
-
Mantenha a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C. Cada grau a menos aumenta o consumo de energia.
Outras informações estão disponíveis no FDR.