Vai viajar no Carnaval? Saiba se a empresa é obrigada a te dar folga para curtir a folia

O Carnaval de 2025 acontece mais tarde, comparado aos anos anteriores. Dessa vez a comemoração acontece no primeiro final de semana de março, e quem estiver pensando em viajar deve estar atento. O motivo é que o patrão pode não liberar a folga para esses dias. 

carnaval
Vai viajar no Carnaval? Saiba se a empresa é obrigada a te dar folga para curtir a folia
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Oficialmente, o carnaval de 2025 vai acontecer entre os dias 1 e 4 de março. Não são todas as cidades brasileiras que preparam uma grande festa, mas todo o Brasil para dura esses dias, seja para curtir a folia ou para usar essa data para descansar. 

O que pouca gente sabe é que pela legislação o carnaval não é considerado como feriado nacional, mas sim como ponto facultativo. Isso significa que as empresas podem escolher abrir e contar com a presença dos seus funcionários. 

Saiba mais sobre os direitos trabalhistas no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias. 

Quando o funcionário não é obrigado a trabalhar no Carnaval?

As festas carnavalescas duram pelo menos quatro dias, com festa nas ruas, ou nos sambódronomos. Na Quarta-feira de Cinzas algumas empresas ainda mudam o expediente, abrindo a partir das 12h.

O funcionário somente tem o direito de não trabalhar quando:

Como fica a jornada de trabalho no Carnaval?

Tudo vai depender da organização da empresa. Há setores que funcionam nesse período porque são considerados como essenciais, por exemplo: transporte rodoviário e aéreo, hospitais, farmácias, postos de combustível, restaurantes e outros. 

O setor administrativo e industrial costuma fechar pelo menos na terça-feira. E ainda há empresas que optam pelo fechamento nos quatro dias, com a abertura apenas a partir do meio dia da quarta-feira, é caso das agências bancárias.

As opções de funcionamento neste Carnaval podem incluir:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile