Trabalhadores passam a pagar mais impostos a partir de fevereiro; saiba quanto será descontado

A partir de fevereiro de 2025, os trabalhadores brasileiros passaram a contribuir com novos valores para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As novas alíquotas foram definidas com base na atualização do salário mínimo e na inflação, impactando diretamente o valor descontado na folha de pagamento.

Trabalhadores passam a pagar mais impostos a partir de
fevereiro; saiba quanto será descontado. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o Extra, a atualização das alíquotas dos trabalhadores ao INSS é um processo anual e tem como objetivo garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário. A inflação diminui o poder de compra ao longo do tempo, e o reajuste das contribuições busca compensar essa perda, garantindo que os benefícios pagos aos aposentados e pensionistas tenham valor real.

No vídeo a seguir, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, traz mais detalhes sobre o assunto. 

Como funcionam as novas alíquotas para os trabalhadores?

As alíquotas do INSS são calculadas de forma progressiva, ou seja, quanto maior o salário, maior a alíquota. Para os trabalhadores da iniciativa privada, as alíquotas variam de 7,5% a 14%, dependendo da faixa salarial. Já para os servidores públicos, as alíquotas podem chegar a 22% para os maiores salários.

Assim, com o reajuste das alíquotas, a maioria dos trabalhadores terá um pequeno aumento no valor descontado em folha de pagamento. No entanto, é importante ressaltar que esse aumento é proporcional ao salário e não representa um grande impacto no orçamento familiar.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica tabela do INSS sobre reajuste do salário em 2025.

Contribuição para iniciativa privada em 2025

No caso dos servidores públicos, as contribuições vão de 7,5% a 22%.

Contribuição para servidores públicos em 2025

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile