Nos últimos dez anos, o programa de financiamento estudantil Fies beneficiou mais de um milhão de estudantes com auxílio financeiro para realizar cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Porém, mais da metade dos estudantes que contrataram o fundo entre 2013 e 2022 ficaram inadimplentes. Veja quais cuidados tomar antes de contratar o financiamento.
Segundo o Investidor, apesar de ser uma dívida mais leve, com juros mais baixos em comparação a outras modalidades de empréstimo, a dívida pode fazer com que o nome do estudante fique negativado na praça.
O Serasa informou que o não pagamento do FIES pode gerar a inclusão do CPF da pessoa no cadastro de inadimplentes.
Cuidados na hora de contratar o financiamento estudantil do Fies
-
Analise o impacto financeiro do curso: antes de contratar o financiamento, avalie como a graduação escolhida pode impactar sua renda futura e se o investimento justifica a dívida.
-
Pesquise o mercado de trabalho: verifique as oportunidades na sua região e se o curso escolhido tem boa empregabilidade.
-
Fique atento às condições do financiamento: entenda os juros, prazos e valores das parcelas para evitar surpresas no futuro.
-
Acompanhe programas de renegociação: se já estiver endividado, busque oportunidades para renegociar, pois algumas iniciativas podem oferecer descontos de até 99%.
-
Evite cursos com baixa empregabilidade: a inadimplência é maior entre estudantes que não conseguem uma renda suficiente para pagar as parcelas após a formatura.
-
Planeje sua vida financeira: mesmo com juros baixos, a dívida do FIES pode ser um peso no início da carreira. Faça um planejamento para garantir que conseguirá pagar sem comprometer seu orçamento.
Inscrições abertas para o FIES 2025: veja como estudar e só pagar após a formatura
Com mais de 112 mil vagas, as inscrições para o FIES 2025 estão abertas. O programa financia o seu estudo de nível superior e você só paga após se formar. Segundo a especialista Jamille Novaes, neste ano, a seleção tem uma novidade, metade das vagas serão destinadas aos estudantes inscritos no CadÚnico. Para eles será garantida cobertura de 100% da mensalidade do curso desejado, no chamado Fies Social.