A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou que o reajuste dos salários dos servidores públicos poderá ser pago em abril deste ano. Mas, para isso será o governo precisa conseguir uma importante aprovação antes. Entenda melhor o que está travando o pagamento.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2_dinheiro-maos-fdr-8.jpg)
descubra o que falta
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O reajuste dos salários dos servidores públicos é bastante aguardado entre os profissionais. Apesar disso esse aumento não está totalmente garantido, segundo informações da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Para que o pagamento seja liberado o governo ainda precisa de uma aprovação no Congresso Nacional. Por outro lado, os servidores devem receber os valores retroativos, segundo informou a ministra na última quarta-feira, 05.
“A gente já comunicou os servidores e eles vão receber retroativamente assim que a lei for aprovada e sancionada pelo presidente”, disse Ester Dweck.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz mais informações que podem te interessar, confira:
Reajuste dos salários dos servidores públicos está travado
A possibilidade de reajuste dos salários é real, mas depende que a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Congresso Nacional aconteça até 15 de março. Apenas após isso o novo salário mínimo poderá ser pago a partir de 1º de abril desde ano.
“Se [a votação] for em 10 de março, nossa expectativa é que, se a gente conseguir sancionar até 15 de março, ainda entra na folha de março e, portanto, a gente paga a partir de 1º de abril. Se não for sancionada até meados de março, mas posteriormente, a gente consegue pagar na folha de abril, que é paga efetivamente em maio”, acrescentou a ministra segundo o Ministério da Gestão e Inovação
A fala aconteceu durante o programa Bom Dia, Ministra, transmitido ao vivo pela EBC.
Orçamento Anual da União
- A ministra ainda lembrou que a LOA não foi aprovada ainda graças às diversas medidas enviadas pelo Executivo ao Congresso Nacional.
- Inicialmente o projeto deveria ter sido aprovado em dezembro, mas isso acabou sendo inviabilizado.
- O relator da LOA, senador Ângelo Coronel (PSD-BA) tem trabalhado para acelerar a aprovação, mesmo com essas dificuldades. Segundo Ester Dweck existe uma grande possibilidade de que o pagamento seja feito em abril.
- A ministra também lembrou que o reajuste dos servidores públicos federais já está aprovado e valendo desde 1º de janeiro deste ano.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, os salários de fevereiro serão comprometidos com novos descontos.