Novo programa do Governo Federal deve ajudar a população com oferta de 85% de desconto em dívidas. A expectativa é de que a iniciativa seja lançada em breve e atenda até 1 bilhão de pessoas. Enquanto isso não acontece, você confere as primeiras informações aqui, no FDR.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/contas-dividas-fdr-3.jpg)
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Em dezembro do ano passado a Comissão de Agricultura (CRA) aprovou a criação do Desenrola Rural. O programa, que deve ser lançado em breve, vai conceder 85% de desconto nas dívidas dos produtores rurais de todo país. O texto ainda precisa ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A iniciativa deve repetir o sucesso do Desenrola Brasil, que possibilitou a redução do endividamento no país.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz mais informações que podem te interessar, confira:
85% de desconto nas dívidas
O PL 2.691/2024, do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), cria o Programa Nacional de Recuperação de Crédito dos Pequenos Agricultores, o Desenrola Rural.
Com ele os produtores rurais terão 85% de desconto nas dívidas com mais de um ano de vencimento.
O programa deve durar três anos e alcançar até 1 bilhão de agricultores familiares e pequenos produtores rurais O foco são os beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e Agricultores Familiares com renda bruta anual de até R$ 50 mil.
Para possibilitar que o programa seja implementado o governo Lula lançou três fundos de aval: FGI com o BNDES, do FGO do orçamento e um terceiro junto com o SEBRAE com foco nas cooperativas
A expectativa é de que o programa tenha moldes parecidos ao do Desenrola Brasil, que acabou gerando alguns “derivados”.
Como o Desenrola Pequenos Negócios, que já possibilitou a renegociação de dívidas de mais de 65 mil empreendedores, afirma a especialista do FDR, Laura Alvarenga.