Criado em 2020, o Pix é uma modalidade de transferência e pagamento que se popularizou no país. Agora, essa popularidade alcançou outro país da América Latina: a Argentina. Por isso, o Mercado Pago adotou o Pix no país. Entenda como funcionará.
O Mercado Pago habilitou o método para pagamento em Pix em diversas maquininhas na Argentina, beneficiando turistas brasileiros e comerciantes locais. Segundo a Folha de S. Paulo, isso evitará taxas de compras internacionais do cartão de crédito e ainda é uma alternativa ao uso de dinheiro em espécie durante a viagem.
Além do Mercado Pago, a KamiPay já oferecia Pix via blockchain para os pagamentos entre o Brasil e a Argentina.
O colaborador Ariel França comenta sobre o PIX e cartão de crédito, confira abaixo:
Entenda os benefícios do Pix para clientes do Mercado Pago
-
O Mercado Pago adotou Pix;
-
A modalidade foi habilitada através do método em maquininhas na Argentina, beneficiando turistas brasileiros e comerciantes locais;
-
As vantagens para brasileiros são: evita taxas de compras internacionais no cartão de crédito e é uma alternativa ao câmbio físico, reduzindo a necessidade de carregar dinheiro em espécie.
-
Uma empresa argentina, KamiPay, já oferecia Pix via blockchain para pagamentos entre Brasil e Argentina;
-
Essa novidade atrai mais clientes brasileiros, principalmente na alta temporada;
-
Isso porque os comerciantes recebem dinheiro instantaneamente e com taxas menores.
Pix automático vem em 06/2025 para facilitar pagamentos recorrentes; veja o que muda
Mais uma novidade voltada ao Pix neste ano: em junho, o Banco Central está planejando o lançamento do Pix Automático, uma modalidade que deve facilitar a vida dos brasileiros que fazem pagamentos recorrentes via Pix. Veja como funciona!
Segundo a Folha de S.Paulo, o Pix automático deve movimentar, pelo menos, R$177,3 bilhões nos dois primeiros anos de funcionamento da modalidade. Porém, ela se diferencia do Pix Agendado Recorrente, que já é oferecido pelo Banco Central aos clientes.
A especialista Yasmin Souza comenta sobre as obrigações do Pix com a Receita Federal neste ano, confira.
Outras informações sobre a modalidade de pagamentos e transferências Pix, no país e fora dele, estão disponíveis aqui no FDR.