Na última quarta-feira (5) em Recife (PE), choveu em três horas o esperado para todo o mês de fevereiro, foram 92 milímetros. O resultado de tanta chuva foi o alagamento de praticamente toda a cidade, além de queda de árvores, delizamento de terra e suspensão de serviços.
O Centro de Operações (COP) manteve para esta quinta-feira (6) a alerta máxima para a cidade de Recife, e reforçou a necessidade de precaução orientando a população a permanecer em locais seguros.
Até por volta das 15h de ontem (5), o Recife registrou 133,7 milímetros de chuva em 24 horas, conforme apontou o sistema de monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Conheça nosso canal de vídeos, também disponível no YouTube do FDR Notícias.
Serviços suspensos em Recife devido as fortes chuvas
A prefeitura municipal de Recife decidiu suspender alguns serviços públicos devido as fortes chuvas. O motivo é que muitas pessoas não conseguem sair de suas casas, e a recomendação da COP é de que os moradores deem preferência por ficar em locais seguros.
Outros serviços foram suspensos não por ordem da prefeitura, mas devido ao descontrole pelos deslizamentos que tornaram tudo mais díficil.
Serviços suspensos pela prefeitura
- Aulas na rede pública de ensino (escolares particulares podem tomar sua própria decisão);
- Serviços não essenciais da prefeitura municipal;
- Eventos culturais e esportivos;
- Atendimento ambulatorial, concentrando apenas o atendimento em pronto socorro, maternidades e emergências da rede pública.
Serviços suspensos por decorrência das chuvas
- Abastecimento de água;
- Fornecimento de energia elétrica.
Como pedir ajuda devido as fortes chuvas em Recife?
Quem estiver precisando de ajuda, seja porque a sua casa fica em área de risco, seja porque está ilhado, ou por qualquer outra razão, precisa entrar em contato com a Defesa Civil e com a prefeitura municipal.
Devido ao volume de ocorrências na cidade motivadas pelas condições meteorológicas, a recomendação é de que aqueles que puderem evitem sair de casa. Quem não tiver um lugar seguro para ficar pode se abrigar em locais oferecidos pela prefeitura.
O pedido por ajuda pode ser feito pelos canais:
- Telefone da Defesa Civil: 0800.081.3400, disponível 24 horas