Quem já tem a nova carteira de identidade pode celebrar a novidade revelada; confira

Até o final de 2024, mais de 17 milhões de brasileiros já tinham solicitado a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Agora, um estudo revelou que a porcentagem de fraude com o documento é de 0,8%. Entenda a novidade. 

Quem já tem a nova carteira de identidade pode celebrar a novidade revelada; confira
Imagem: Reprodução

A nova carteira de identidade é uma inovação do governo. E uma das principais inovações está relacionada a padronização em todo o país e a junção do número único, o CPF. O objetivo é aumentar a segurança e a facilidade na identificação dos brasileiros, assim como melhorar a qualidade da prestação dos serviços públicos. 

Agora, segundo o G1, um estudo que analisou 2,8 milhões de transações financeiras até outubro de 2024 com o uso da CIN identificou que apenas 0,2% tinham algum indício de fraude. Além disso, foi revelado que o risco de o novo documento ser utilizado em golpes é de 0,08%. 

Veja quais são as mudanças com a nova Carteira de Identidade Nacional

As principais mudanças incluem:

Segundo o Governo Federal, a CIN também pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista, entre outros;

Essa atualização tem o objetivo de modernizar e simplificar o processo de identificação em todo o território brasileiro. 

Como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional?

Como a primeira via de qualquer documento de identificação, a primeira via da CIN deve ser feita presencialmente no órgão emissor do seu estado. 

Será necessário apresentar:

Após a apresentação e verificação dos documentos, o órgão responsável validará o cadastro no Gov.br e fornecerá o prazo para a retirada da versão física da nova carteira de identidade. 

A especialista Lila Cunha comenta sobre a CIN, confira

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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