MEI aumenta limite de faturamento e obriga emissão de notas fiscais

O Micro Empreendedor Individual (MEI) que está acostumado a limitar o seu faturamento em até R$ 81 mil por ano pode ser surpreendido em breve. Isso porque, um projeto de lei propõe que haja aumento desse limite, mas acompanhado de mais responsabilidades.

limite mei
Novo teto do MEI aumenta limite de faturamento e obriga emissão de notas fiscais
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Há grande interesse dos empreendedores para que o limite de faturamento MEI possa aumentar. Já que assim mais empresas que hoje precisam se encaixar como médias empresas e pagar mais impostos, poderiam finalmente usufruir dos benefícios do micro empreendimento.

Outro ponto é que esse aumento significaria para o empreendedor a possibilidade de promover mais vendas. Sabendo que poderia contar com limite de faturamento superior, a empresa poderia investir no aumento dos seus lucros.

Como é o limite de faturamento do MEI atual

Atualmente para se tornar um micro empreendedor e usufruir de todas as reduções tributárias é preciso ter:

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, há 470 mil microempresas com potencial para se transformarem em MEI, caso haja aumento do teto.

Para eles a vantagem é que pagariam menos impostos e teriam menor burocracia na gestão do negócio.

Qual poderá ser o novo limite de faturamento do MEI?

Hoje existe um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que propõe a ampliação do limite de faturamento do MEI.

E ainda, o Comitê Técnico do Microempreendedor Individual, do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, também aprovou uma proposta de ampliação diferente do projeto de lei.

As propostas são:

Quando o novo limite de faturamento começa?

A expectativa é de que um novo limite de faturamento MEI tenha início apenas após a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados, Senado Federal e sanção presidencial.

Outra possibilidade é de que a sugestão do Fórum passe pelo governo federal e surja como uma Medida Provisória que tem início imediato. Em todo caso, ainda não há uma data exata para que o novo limite comece a valer.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile