O pagamento de boletos por PIX passou a ser uma nova opção desde a última segunda-feira, 3, tornando o processo mais ágil e moderno. Com a mudança, aprovada pelo Banco Central em dezembro, os boletos não dependerão apenas do tradicional código de barras. A novidade busca facilitar as transações financeiras.
Agora, os boletos poderão trazer um QR Code exclusivo para o pagamento de boletos por PIX. Com apenas um escaneamento pelo celular, o usuário conclui a transação instantaneamente, eliminando a espera de dias para a compensação, como ocorre com alguns boletos bancários.
Conheça todas as novidades sobre o pagamento de boletos por PIX
Outra mudança relacionada ao pagamento de boletos por PIX ainda aguarda regulamentação do Banco Central para entrar em vigor. Trata-se do boleto dinâmico, uma modalidade que permite a transferência de titularidade da cobrança quando a dívida é negociada. A medida traz mais flexibilidade para operações financeiras.
De acordo com o Banco Central, o pagamento de boletos por PIX nesse formato garantirá mais segurança em transações envolvendo certos títulos financeiros. A instrução normativa definirá quais ativos poderão ser vinculados ao boleto dinâmico, incluindo a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775/2018.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias!
O Banco Central reforça que o pagamento de boletos por PIX precisa garantir segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe. No caso do boleto dinâmico, a vinculação ao título digital assegura que o valor será direcionado ao credor legítimo. A emissão ocorrerá exclusivamente em sistemas autorizados pelo BC.
Segundo a instituição, o pagamento de boletos por PIX nessa nova modalidade moderniza o sistema financeiro e fortalece negociações de títulos. A iniciativa promete mais proteção para empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, ao facilitar o acesso a crédito e capital de giro.
Quando as mudanças no pagamento de boletos serão implementadas?
Segundo o Banco Central, o pagamento de boletos por PIX na modalidade dinâmica poderá ser adotado até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas. A medida promete modernizar ainda mais o mercado, trazendo mais agilidade e transparência para credores e pagadores.