O piso salarial dos professores da educação básica recebeu um aumento de 6,27% em 2025, passando de R$ 4.580 para R$ 4.867,77. A notícia foi comemorada pela categoria, mas a garantia de que esse valor será pago por todos os estados e municípios continua sendo um desafio.
De acordo com o InfoMoney, o novo piso salarial representa um avanço na valorização da carreira docente, mas ainda é insuficiente para muitos profissionais da educação. A luta por melhores salários e condições de trabalho é constante, e o reajuste é um passo importante nesse sentido.
Desafios para a implementação do novo piso salarial
Apesar do anúncio do Governo Federal, a realidade nos estados e municípios é diversa. Muitas vezes, os gestores locais alegam dificuldades financeiras para cumprir o piso salarial, o que gera desigualdades e insatisfação entre os professores.
A categoria comemora o aumento, mas cobra mais do governo. Muitos professores defendem que o cumprimento do piso salarial deve ser fiscalizado de forma mais rigorosa, e que os estados e municípios que não cumprirem a lei devem ser penalizados.
Por outro lado, os gestores municipais argumentam que o aumento do piso salarial pressiona os orçamentos das pequenas cidades, dificultando a manutenção de outras áreas essenciais.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, traz mais detalhes do reajuste do salário mínimo no Rio Grande do Sul.
O que é preciso para garantir o cumprimento do piso salarial?
Para garantir que o piso salarial seja cumprido em todo o país, é necessário:
- Fiscalização mais rigorosa: o governo federal precisa fortalecer os mecanismos de fiscalização para garantir que estados e municípios cumpram a lei;
- Recursos financeiros: é preciso garantir que os estados e municípios tenham recursos suficientes para pagar o piso salarial;
- Diálogo entre os entes federativos: é fundamental estabelecer um diálogo entre o governo federal, os estados e os municípios para encontrar soluções que garantam o cumprimento do piso salarial sem prejudicar a qualidade da educação.