Semana 03/02 começa com ÓTIMA notícia para quem paga conta de luz; veja o comunicado

O mês de fevereiro começou com uma excelente notícia para os consumidores brasileiros: a bandeira tarifária continuará verde, ou seja, não haverá nenhum custo adicional na conta de luz.

Semana 03/02 começa com ÓTIMA notícia para quem
paga conta de luz; veja o comunicado. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que as condições de geração de energia no país continuam favoráveis, graças às boas condições hídricas e à eficiência das usinas hidrelétricas. De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, essa é a terceira vez consecutiva que a bandeira verde é aplicada, o que significa que os consumidores poderão economizar na conta de luz.

Bandeira verde na conta de luz

A bandeira tarifária é um sistema que indica o custo variável da geração de energia elétrica. A cor da bandeira varia de acordo com as condições de geração, e cada cor representa um custo adicional ou desconto na conta de luz. A bandeira verde indica que as condições de geração são favoráveis e que não há custos adicionais para o consumidor.

Assim, as boas condições hídricas, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios, são o principal motivo para a manutenção da bandeira verde. As hidrelétricas são a principal fonte de energia elétrica do Brasil e, quando operam com boa capacidade, os custos de geração são menores.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como idosos podem pedir desconto de até 65% na sua conta de luz. O especialista Ariel França, colaborador do FDR, também traz mais detalhes sobre a Tarifa Social no vídeo abaixo.

Quais os benefícios da bandeira verde?

A bandeira verde traz diversos benefícios para os consumidores, como:

Dicas para economizar energia

Mesmo com a bandeira verde, é importante adotar hábitos de consumo consciente para reduzir o consumo de energia e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Algumas dicas são:

 

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile