Quem trabalhou com carteira assinada em 2023 pula de alegria com novidade confirmada

Foi confirmado o pagamento de um abono extra para quem trabalhou de carteira assinada durante o ano de 2023. Cada um dos 26 milhões de trabalhadores com direito ao benefício vai receber valor máximo de R$ 1.518 entre os meses de fevereiro e agosto. 

pis/pasep
Quem trabalhou com carteira assinada em 2023 pula de alegria com novidade confirmada
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Apenas ter trabalhado durante o ano de 2023 com carteira assinada não é o único critério para receber o benefício do abono salarial. Também é necessário atender aos outros requisitos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho para receber o abono PIS/PASEP. 

A quantia é paga como uma espécie de 14º salário, um salário extra no ano para que o cidadão use como bem quiser. O prazo máximo para sacar é dezembro desse ano.

Quem tem direito ao abono salarial esse ano?

A expectativa é de que 26 milhões de pessoas tenham direito ao pagamento do PIS/PASEP em 2025.

Para receber o trabalhador não pode ter tido um salário maior que R$ 2.640 em 2023 (ano-base), isso porque as regras incluem:

Calendário de pagamentos do abono salarial do PIS/PASEP em 2025

A partir de fevereiro tem início o cronograma do abono salarial do PIS/PASEP. A ordem de depósitos é a mesma do calendário do ano passado, com sete meses de pagamento.

A partir da primeira semana de fevereiro deve ser liberado pelo App Carteira de Trabalho Digital a consulta para verificar se tem direito ao benefício desse ano.

Os valores serão repassados nas seguintes datas:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile