O INSS emite alerta para aposentados, pensionistas e demais beneficiários sobre o aumento de golpes e fraudes envolvendo o nome da instituição. Criminosos estão se passando por funcionários do INSS para obter informações pessoais e financeiras das vítimas, causando prejuízos significativos.
Com isso, o INSS emite alerta sobre as principais táticas utilizadas pelos golpistas, como ligações telefônicas falsas, mensagens por e-mail e WhatsApp com links fraudulentos, visitas domiciliares e até mesmo postagens enganosas em redes sociais. O objetivo dos criminosos é enganar segurados para obter dados sensíveis, como CPF, senhas e informações bancárias.
Como se proteger dos golpes do INSS?
- Desconfie de qualquer contato que solicite dados pessoais por telefone, e-mail ou mensagem, pois o INSS não solicita dados pessoais por esses canais;
- Evite clicar em links enviados por e-mail ou mensagem, mesmo que pareçam ser de fontes confiáveis;
- Seja cauteloso ao fornecer seus dados pessoais, mesmo que a pessoa se identifique como funcionário do INSS;
- Para obter informações sobre seus benefícios, utilize os canais oficiais do INSS, como o site Meu INSS e o aplicativo;
- Se você suspeitar de algum golpe, denuncie imediatamente às autoridades.
A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, explica o que fazer para evitar fraudes nos seus benefícios do INSS. Já o especialsita Ariel França, colaborador do FDR, traz no vídeo abaixo outro tipo de golpe do INSS.
Quais os canais oficiais do INSS?
- Site: gov.br/inss;
- Aplicativo Meu INSS: disponível para smartphones e tablets;
- Central telefônica 135: atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O que o INSS não faz?
- O INSS não solicita dados pessoais por e-mail, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens;
- O INSS não solicita pagamentos para liberar benefícios;
- O INSS não realiza visitas domiciliares para coletar dados ou documentos.